Mergulhe no Universo da Cerveja
Continua em cartaz, no ParkShopping, a exposição O Universo da Cerveja, uma oportunidade para conhecer com mais profundidade a história desta bebida tão apreciada pelos brasileiros.
Importante reforçar que o Brasil está entre os maiores consumidores da bebida no mundo e é nesse universo que o brasiliense é convidado a entrar na Praça Central do shopping, até o dia 19 de agosto.
O projeto tem a curadoria de Ronaldo Morado, considerado uma das maiores referências do assunto no Brasil e autor do livro Larousse da Cerveja, primeira enciclopédia sobre o tema em língua portuguesa.
Dividida em painéis interativos, a mostra fala sobre tradições, ingredientes, características, aspectos sensoriais, estilos, processo de fabricação e muitas curiosidades sobre a bebida.
O público pode apreciar fotos, imagens e materiais que contam a história da cerveja desde o seu surgimento, há seis mil anos, até os dias atuais.
Além disso, os visitantes podem ter contato com maltes e lúpulos; conhecer itens exclusivos, como copos, latinhas e bolachas de vários países do mundo; e até conferir uma pequena maquete de cervejaria que detalha todo o processo produtivo.
“Estamos sempre à procura de um diferencial para brindar os nossos clientes com eventos especiais e acreditamos que a exposição O Universo da Cerveja vai agradar em cheio”, afirma a gerente de marketing Natália Vaz. “E nada de pensar que a exposição está restrita ao mundo masculino, pois sabemos que a bebida também é muito apreciada pelas mulheres”, completa.
Praça de Degustação
Além de oferecer conteúdo, a exposição também conta com a Praça de Degustação, um espaço reservado onde ocorrem encontros para experimentação de diferentes tipos da bebida, harmonizados com queijos especiais vindos diretamente do Sul do País.
A Praça de Degustação funciona em dias e horários específicos. Os interessados podem se inscrever gratuitamente para participar de uma sessão, que contará com a presença de especialistas.“Para a degustação escolhemos quatro estilos de cerveja, que darão ao visitante a possibilidade de fazer uma verdadeira viagem pelo rico universo da bebida. O apreciador aprenderá a diferenciar a cerveja pelo amargor, teor alcoólico, cor, aroma e suas alternativas de harmonização. Será também uma oportunidade de conhecer marcas da bebida feitas em Brasília e pouco conhecidas do público. Basta experimentar”, comenta o curador da exposição, Ronaldo Morado.
Unaipa foi lançada com sucesso em Brasília
Na última sexta, alguns sócios da cervejaria cigana dus13, de Unaí (MG), estiveram presentes no restaurante 360 Cozinha Contemporânea (Setor Noroeste) para o lançamento da Unaipa, uma American IPA refrescante e de alta drinkability.
A bebida, que leva os lúpulos Mosaic e Amarillo na receita, por enquanto está disponível com exclusividade no 360, mas, em breve, poderá ser encontrada em vários pontos de venda de Brasília.
“Fizemos uma IPA suave, com amargor sutil, mas sem perder as características do estilo. É uma cerveja que combina bem com o ambiente quente e seco da capital federal”, avalia o sommelier e mestre-cervejeiro da dus13, Gustavo Lepesqueur.
Segundo ele, a intenção da dus13 é tornar-se uma referência na cidade mineira. “Temos, ainda, outras duas receitas: Weiss e Pilsen. Vamos fazer o lançamento gradual, por meio de eventos de degustação”, revela o sommelier formado pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB).
A dus13 leva o curioso nome por pertencer a 13 amigos de longa data, que hoje estão espalhados por quatro cidades: Brasília, Rio Verde (GO), Altamira (PA) e Belo Horizonte (MG).
Além de Gustavo Lepesqueur, os outros sócios são Felipe Oppelt, Gustavo Martins, Bruno Brunner, Pedro Henrique Lopes, Pedro Faria de Oliveira, Daniel Dallariva, Fabiano Pinheiro, Mateus Tolentino, Paulo Frank, Leonardo Soares, William Queiroz e Douglas Cunha.
Felipe Oppelt explica que a cervejaria dispõe de um espaço para eventos, mas, por enquanto, os sócios optaram por não montar uma estrutura de fábrica devido ao alto custo. A Unaipa está sendo fabricada na Jack Beer, em Goiânia. “Nossa ideia é fazer da dus13 um centro de encontro dos cervejeiros da região, promovendo eventos e oficinas”, afirma.