Schornstein lança American Lite Lager e Imperial IPA no Festival Brasileiro da Cerveja
A Schornstein, uma das pioneiras na produção de cervejas especiais em Santa Catarina, agrega mais dois novos rótulos ao seu portfólio. São eles a Schornstein Soul (American Lite Lager) e a Schornstein Imperial IPA, que serão lançados durante o Festival Brasileiro da Cerveja.
O objetivo da marca, com essas duas novidades, é atender tanto os neófitos no consumo de cervejas artesanais quanto os “veteranos”. “Com a Soul, trabalhamos no sentido de atrair novos consumidores para as cervejas artesanais. Já com a Imperial IPA reforçamos o nosso desejo de continuar atendendo a um público especializado, oferecendo rótulos mais elaborados”, explica o diretor executivo da cervejaria, Adilson Altrão.
Durante o evento, que acontece de 8 a 11 de março em Blumenau (SC), os dois estilos serão servidos na pressão. Ainda no primeiro semestre, ambas chegam às prateleiras.
A Schornstein Soul é uma cerveja com aroma sutil de malte, de cor clara e colarinho branco e espumante. O índice de amargor é baixo (8,5 IBUs), assim como o teor alcoólico.
Já a Imperial IPA traz um aroma intenso de lúpulos americanos e ingleses, graças ao processo de dry hopping. A cor avermelhada antecipa o sabor forte e complexo. Chega ao mercado com 80 IBUs e 8,4% de teor alcoólico.
Brassagem colaborativa reunirá mais de 50 cervejeiros
Das brincadeiras até uma relevante troca de conhecimentos e opiniões sobre o mercado cervejeiro: tudo é discutido em um grupo digital chamado de Illuminati. Aproveitando o Festival Brasileiro da Cerveja, que reúne o mercado nacional em Blumenau (SC), o grupo decidiu sair das telas para as panelas e vai realizar uma brassagem colaborativa de uma cerveja com o mesmo nome. Será no dia 9 de março, na sede da Cerveja Blumenau.
O estilo selecionado para a produção é uma Double Red Ale. Parte da brassagem será envelhecida em barril de cabernet sauvignon, cedido pela cervejaria Leopoldina. Também são patrocinadores a Agrária, que disponibilizará as matérias-primas; a Cristal Blumenau, que produzirá os copos personalizados; e a Anexar Comunicação, responsável pela identidade visual da Illuminati.
Embora o evento seja restrito para convidados, o bar da fábrica estará aberto para visitação. Depois de pronta, a cerveja será comercializada na loja da Cerveja Blumenau.
Fernando Lapolli, cervejeiro da marca anfitriã, comenta que esse tipo de iniciativa engrandece o Festival Brasileiro da Cerveja. “O público ganha com a oportunidade de uma experiência que reúne as cervejarias e o próprio mercado se fortalece com as trocas que acontecem nos eventos que surgiram paralelamente”, destaca.
Bodebrown vai produzir Burton Pale Ale na Inglaterra
Fundadores da premiada Bodebrown, os irmãos cervejeiros Samuel e Paulo Cavalcanti embarcam no dia 17 de fevereiro para a Inglaterra, a bordo de uma missão de peso. Juntamente com a equipe da Marston’s Brewery, localizada em Burton-On-Trent, vão produzir uma cerveja colaborativa, que será comercializada em todo o Reino Unido na rede de 1500 pubs controlada pelo empresa britânica.
A produção será de 160 mil litros e terá ainda a característica de fazer um resgate histórico: o estilo será uma Burton Pale Ale, uma clássica releitura desta versão, que é apontada como a pioneira no estilo das Pale Ales.
Esta será a terceira vez que a Bodebrown recebe convite para produzir cervejas colaborativas para serem vendidas no Reino Unido. Antes, já havia feito parcerias com a Adnans Brewery, de SouthWold (Inglaterra), e Caledonian Brewery, de Edimburgo (Escócia).
“A nova empreitada é uma das mais importantes, por recriar a receita que é tida como uma das primeiras Pale Ales do mundo, e ainda mais no local onde elas nasceram”, comemora Samuel Cavalcanti. “A Burton Pale Ale é mãe de todas as que vieram depois, como Indian Pale Ale, American Pale Ale, Belgian Pale Ale e Australian Pale Ale. É quase como um elo perdido com o que bebemos hoje pelo mundo todo”, destaca. E acrescenta: “Estamos muito orgulhosos de participar desta redescoberta.
A criação desta parceria da Bodebrown com Marston’s será nomeada Bodebrown/Banks Brazilian Burton Pale Ale. “Teremos mais um marco na história da nossa cervejaria”, aposta Samuel Cavalcanti.
Ainda na Inglaterra, a Bodebrown participa do aniversário de cinco anos da Beavertown Brewery, cervejaria de Logan Plant, filho do vocalista do Led Zeppelin Robert Plant. O evento exclusivo para 600 pessoas no dia 18 terá mais de 30 cervejas de seis cervejarias selecionadas. A Beavertown vem se destacando no cenário britânico desde sua fundação, conquistando, inclusive, prêmios nacionais.
Estilo de cerveja catarinense será tema de painel no Festival Brasileiro da Cerveja
Um levantamento realizado pela Associação das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc) mostrou que o estado produz mais de 1 milhão de litros da bebida ao mês. É o terceiro estado com maior produção e a relevância é ainda maior, se considerado o aspecto histórico.
Para celebrar os resultados e a história, a Acasc e alguns associados iniciaram, em 2016, o projeto de tornar a Catharina Sour um estilo que guardasse uma identidade com o estado e que combinasse sua refrescância ao verão catarinense.
Algumas marcas já registraram os seus rótulos com a receita, que é inspirada no estilo Berliner Weisse, mas conta com adição de frutas. E a ideia é expandir o movimento.
Por isso, no dia 10 de março, durante o Festival Brasileiro da Cerveja, o presidente da entidade Carlo Lapolli e os cervejeiros Idney José Da Silva Junior, Fábio Koerich Ramos e Ronaldo Dutra participam de um painel. Será às 21h, no auditório do Parque Vila Germânica. Os ingressos já estão à venda por R$ 35,00 no site www.cervejaemalte.com.br/festival.