Chega à 28ª edição o Congresso Nacional Abrasel, que acontece nos dias 17 e 18 de agosto, no IESB Asa Sul, em Brasília. Com o tema Potência em transformação, o evento traz nomes importantes ligados ao setor de alimentação fora do lar, entre eles, chefs e empresários, como Pedro Coutinho, Morena Leite, Ricardo Bomeny, Luiza Trajano, Ana Luiza Trajano, Vitor Sobral, Renata Vanzeto, Agenor Maia e Ian Baiocchi.
Segundo o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, pelo fato do Brasil estar em crise, a hora é de “transformação e oportunidade”. “Nosso país tem a chance de se consolidar enquanto potência mundial e acreditamos que o caminho para isso seja facilitar o empreender”, afirma. “No evento, cercados de mentes empreendedoras, vamos discutir e encontrar caminhos para fazer essa mudança acontecer”.
Vale destacar, por exemplo, a palestra da empresária Luiza Trajano, da rede varejista Magazine Luiza, e da chef Ana Luiza Trajano, que comandam o painel Ingredientes: empreender e acreditar. Prato: um Brasil que vai dar certo. Arri Coser, por sua vez, das redes Fogo de Chão e NB Steak, fala sobre Construção de marca, mostrando as principais estratégias para consolidá-la.
Sérgio Molinari, fundador da Food Consulting e especialista na Cadeia de Valor da Indústria de Alimentos, também apresenta outra boa palestra: Oportunidades e desafios do presente e futuro do mercado de alimentação fora do lar. Já o consultor jurídico Everardo Maciel, professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IBDP), traz o painel Propostas para simplificar o sistema tributário brasileiro. Estão constantes, ainda, na programação, outros temas relevantes, como Desbravando novos mercados, Cidades, seus planos, os bares e restaurantes, Negócios em família, cozinha afetiva e Confiança, garra e fé: como transformar sua equipe em uma grande família.
Atividades paralelas
Paralelamente à programação técnica acontece a Vinum Brasilis, maior mostra de vinhos e espumantes brasileiros realizada fora do Rio Grande do Sul. Vale conferir, ainda, o Mesa ao Vivo Brasília – organizado pela revista Prazeres da Mesa –, composto de degustações, aulas-show e oficinas. O chef Marcelo Piucco, do restaurante El Negro, é um dos participantes e ensina a fazer um Burger na brasa – Novo pecado capital, composto de blend de carnes do Cerrado, queijo de cabra, geleia de pequi com pimenta, cogumelos do sol com manteiga de frutas, polenta de fubá e farofa de foie gras com araticum.
Outro destaque fica por conta do workshop O bagaço do malte e seu reaproveitamento na cozinha, com o chef Tonico Lichtsztejn, do bar 400quatrocentos. Em geral, cervejeiros, após o processo de brassagem, filtram o mosto e jogam o bagaço fora. Contudo, este subproduto da produção da cerveja é rico em fibras e pode ser utilizado em diversas receitas, como pretende mostrar o chef. Em breve, o Tribuna da Cerveja trará mais informações sobre esta aula.
Jantar Magno
Nesta quarta, a partir das 20h30, está agendado o principal evento do Mesa ao Vivo Brasília, o Jantar Magno, no restaurante Universal (210 Sul), da chef Mara Alcamim. Para participar, cada pessoa deve desembolsar R$ 240 e fazer sua reserva pelo site www.chef2share.com.br.
Comandado por chefs de Brasília, São Paulo e até de Portugal, o jantar é composto por três opções de finger foods, três pratos principais e uma sobremesa. A chef Renata Vanzetto, do restaurante Marakuthai (SP) prepara um ceviche de pinha. Já Lui Veronese, do Cru Balcão Criativo (DF), apresenta aos comensais o bloody oyster (shot de ostra com gema de codorna pasteurizada, molho inglês, suco de tomate e gim). Leandro Nunes, do Jambu Restaurante (DF), serve carolinas de piracuí (tipo de farinha feita de peixe seco) recheadas com creme de abacate e aviú.
A anfitriã da noite, Mara Alcamim, lança, durante o evento, um prato sem glúten e sem lactose: o tofu thai veggie (tofu ao molho de curry, amendoim e coco, acompanhado de arroz de abacaxi e coentro). Renata Carvalho, do Ancho Bistrô de Fogo e do Loca Como Tu Madre (DF), por sua vez, oferece um pernil suíno pururucado com canjiquinha mineira e torresmo de Araxá. O português Vitor Sobral (que comanda restaurantes em Lisboa, João Pessoa e São Paulo) termina a sequência servindo um bacalhau confitado com açafrão e salada de grãos com gengibre. Para finalizar, a chef Morena Leite, dos restaurantes Capim Santo (BA e SP) e Santinho (SP), prepara uma panna cotta com calda de araçá.
Serviço
28º Congresso Nacional Abrasel
Data: 17 e 18 de agosto, das 10h às 21h30, no IESB Asa Sul
Dia 16 de agosto, cerimônia de abertura para convidados às 19h30, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada
Informações e inscrições: www.congressoabrasel.com.br