Já conhecido na capital federal pelos cafés gourmet, cursos de barista e viagens enogastronômicas, o italiano Antonello Monardo resolveu ampliar seu leque de investimentos e fez de sua marca, a Monardo Café, uma franquia. O primeiro empreendimento, adquirido pelos franqueados Gustavo e Daniel Borges, foi inaugurado esta semana, no novíssimo edifício Vega Luxury Mall, no centro de Brasília.
Trata-se de um simpático bistrô, bem ao estilo dos tradicionais cafés europeus, com capacidade para 18 pessoas internamente e cerca de 40 na parte externa. Durante 15 dias, a Monardo Café Gourmet ficou aberta em esquema soft open, para treinamento da equipe e ajuste no serviço dos pratos para almoço, que são os risotos, massas e a estrela da casa: o filé à parmigiana. “Agora vamos dar um foco maior à parte de cafeteria e lanches. Procuramos dois amigos com experiência na produção de bolos e doces para treinar a equipe nesta parte, até ficar tudo redondo”, afirma Gustavo Borges.
Preço justo
O cardápio, assinado pela chef Jozyanne Costacurta, é bastante enxuto, mas suficientemente adequado aos serviços de um bistrô. O uso de ingredientes nobres, como presunto parma ou queijo brie, por exemplo, enriquece o sabor das receitas sem doer no bolso do cliente. “É o famoso ‘BBB’: bom, bonito e barato”, brinca Antonello.
Para Daniel Borges, a franquia tem tudo para dar certo: “O Gustavo é mais ligado à parte gastronômica e eu, à administrativa. Um complementa o outro”, salienta. “Sei que o momento do mercado não é gastar, investir, mas entendemos que a qualidade do produto, atrelada à nossa vontade de fazer algo diferente, vai fazer com que a administração dessa cafeteria vá para frente. Quando dominarmos perfeitamente esse negócio, vamos contratar refugiados, para usar a empresa também como processo de inserção de quem mais precisa”.
Cervejas Bierland
Uma das boas novidades da Monardo Café Gourmet são as cervejas Bierland, cujos estilos – Witbier, Vienna, Weizen e Imperial Stout – foram escolhidos especialmente para harmonizar com os pratos do cardápio. “Temos também a Cerpa Export e a Cerpa Premium. Todos esses rótulos e as águas são fornecidos pela distribuidora Apollen”, informa Gustavo. “O beer sommélier Diego Rafael foi quem trouxe as cervejas para experimentarmos e propôs as harmonizações. Ele também deu um pequeno treinamento sobre o serviço correto das bebidas”.
Quando for ao Monardo Café, não deixe de experimentar o filé à parmigiana – cujo molho é feito com tomate pelati, como manda a tradição italiana – com a Bierland Vienna, uma lager com aromas de biscoito e caramelo, além do delicado cítrico do lúpulo. Para harmonizar com sobremesas à base de chocolate e café, como o Tiramisú, ou o incomparável café gourmet Antonello Monardo, a dica é a Imperial Stout.