POST PATROCINADO
Para quem achava que um novo festival cervejeiro só ocorreria no ano que vem, uma ótima notícia: em pleno mês de Jingle Bells, o Distrito Federal recebe o I Portuguesa BierFest.
O evento, previsto para 3 de dezembro, a partir das 16h, acontece num espaço bastante amplo, repleto de opções de lazer. Trata-se da Associação Portuguesa de Brasília (APB), um clube fundado em 1962 para atender a comunidade luso-brasileira e cuja história se confunde com a da própria capital federal.
Estão previstos no festival seis estandes com mais de 20 torneiras de chope, além de palestras, brassagem coletiva e shows de rock até a madrugada. A estrutura do evento deverá ocupar cerca de 1000 m2 e são esperadas em torno de 500 pessoas. Há estacionamento disponível para 350 veículos.
Ponto de encontro
Segundo o presidente da APB, Marco Cabral, o I Portuguesa BierFest faz parte de um conjunto de ações da nova gestão do clube, cujo objetivo é divulgar o lugar e, ao mesmo tempo, torná-lo ponto de encontro da sociedade em acontecimentos culturais e festivos. “O diretor da Comissão de Eventos, Júlio Gontijo, propôs a realização de algo voltado a cervejas artesanais. Eu topei e estamos agora tocando o projeto a todo vapor”, afirma.
Seu braço direito nessa empreitada é Helio Sant’Anna, cervejeiro artesanal e membro da Acerva Candanga. “Esta é uma excelente oportunidade para divulgar o crescente cenário cervejeiro local e nacional”, destaca Helio. “E podemos atender principalmente o público de lugares como Vicente Pires, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia, que está descobrindo as cervejas artesanais e tem grande demanda de consumo por esse tipo de produto. Finalmente, esta parcela da população do DF terá um festival de qualidade próximo à sua região”.
Prestígio às cervejarias locais
A variedade de chopes no evento certamente não irá decepcionar o consumidor mais exigente, visto que contempla as quatro escolas cervejeiras: belga, alemã, americana e inglesa. E o melhor: estão sendo privilegiados, em sua maioria, rótulos de cervejarias locais.
A microcervejaria JinBeer, de Vicente Pires, chega com suas duas India Pale Ale que são sucesso absoluto em qualquer festival: Double IPA Five Hop e Double IPA New England. Além destas, estarão engatadas a Saison Sorachi Ace e a novíssima Russian Imperial Stout, bastante alcoólica, aromática e muito saborosa.
Fusbier, o fusquinha predileto de todo cervejeiro, traz cinco torneiras carregadas dos melhores exemplares on tap, entre eles, uma Weissbier e uma IPA.
Já a tradicional Microcervejaria X, do casal Xerxenevsky, aterrissa no I Portuguesa BierFest com três IPAs diferentes, a Angel Tripel (estilo Belgian Tripel) e a Blanche do Cerrado (Witbier).
O I Love Beer – Tap House, presença garantida em vários festivais em Brasília, traz um rótulo da marca alemã Weihenstephaner – a mais antiga cervejaria do mundo ainda em atividade –, além da Schornstein IPA, Colorado Vixnu, Colorado Appia, Lund Pilsen e Lund Pale Ale.
A Cerpa, cervejaria paraense conhecida em todo o país, chega também com estande próprio, vendendo sua linha especial. A maior novidade, contudo, fica por conta do estande da Santa Dica, cervejaria de Pirenópolis (GO) que está conquistando os brasilienses. É uma boa oportunidade de experimentar a Weissbier com hibisco, além da IPA e Kölsch.
Para apaziguar a fome e harmonizar com sua cerveja preferida, três food trucks estarão a postos, com opções de massas, hambúrgueres e brigadeiros. São eles o La Donna, Ed Burger‘n’ Beer e LC Brigadeiros Artesanais.
Workshops e palestras:
Horário |
Tema |
Palestrantes |
16h30 | Produção de cerveja artesanal | Jean Stevens, mestre-cervejeiro, sommélier e proprietário da JinBeer Craft Brewery |
17h15 | Noções de harmonização | Rodrigo Hosannah (sócio da House of Beer) |
18h | Tipos de malte | Josias Carlos (proprietário da loja de insumos Point do Cervejeiro) |
18h45 | História da cerveja e escolas cervejeiras | Tatiana Rotolo e Clarice Melo (sommelières e membros da Confraria Feminina de Cerveja Däs Könfrädessäs) |
Obs.: A partir das 16h, haverá brassagem colaborativa sob o comando de Josias Carlos e Jean Stevens, mas todos estão convidados a participar.
O clube:
A Associação Portuguesa de Brasília está aberta a novos sócios. Veja sua estrutura:
- 74 mil metros quadrados de área
- Ginásio de esportes com piso flutuante
- Três piscinas a céu aberto (descobertas) e uma aquecida
- Dois campos de futebol society
- Quadra de futevôlei, vôlei, peteca e basquete
- Sauna
- Salões de eventos para 500 e também para 100 pessoas