Surgido em São Paulo com o intuito de fomentar o mercado da cerveja artesanal, o Evento de Degustação Beer Hub teve sua quinta edição ontem e, pela primeira vez, ocorreu em Brasília, no I Love Beer Tap House (210 Norte). Foram selecionadas cinco cervejarias, cada uma com a missão de apresentar um rótulo específico para concorrer à produção de 500 litros financiada pelo Bier Hub: Fusbier, com uma Belgian Blond Ale; JinBeer Craft Brewery, com uma IPA Five Hop; Totem, com a Guara Brown Ale; 11º Distrito, com a IPA Lafa an Guinla; e Federal em parceria com a Sunbrew, que trouxeram a Imperial India Black Ale.
Somente a Fusbier cancelou sua participação no último momento, pelo fato de não ter conseguido finalizar a tempo sua cerveja. Os outros quatro concorrentes, por outro lado, mostraram rótulos de excelente qualidade, bem condizentes aos estilos propostos. Coube ao público votar em sua breja favorita. A cerveja colaborativa Imperial IBA, feita pela Federal e Sunbrew, foi a grande vencedora. “O André [André Araújo, da Sunbrew] já havia feito uma ótima IBA. Nós tínhamos uma Russian Imperial Stout. Nossa intenção foi, então, produzir uma mistura de ambos os estilos”, conta Roberto Luís que, juntamente com Juliano Sousa, é cervejeiro da Federal. A Imperial IBA tem 85 de IBU e leva quatro tipos de lúpulo e seis maltes.
Cerveja refrescante
Jean Stevens, da JinBeer Craft Brewery, apostou num rótulo refrescante para concorrer no Bier Hub. Segundo ele, sua India Pale Ale difere bastante de outras IPAs no mercado. “É um meio termo entre uma IPA tradicional e uma Session IPA”, esclarece. “Aromas frutados de maracujá e abacaxi são bastante evidentes, com retrogosto cítrico de limão. Minha ideia foi equilibrar o corpo, garantindo uma alta drinkability e sem que o amargor competisse com o aroma”, explica.
A cerveja leva os lúpulos Citra e Simcoe, com dry hopping de Sorachi Ace, Cascade e Hallertau Tradition. No final, sente-se o toque da levedura Brettanomyces, que é adicionada à garrafa para refermentação. Apesar dos 60 de IBU, trata-se de uma breja muito refrescante, boa até mesmo de se tomar no verão.
Espuma cremosa
Também com 60 IBU, a IPA Lafa an Guinla, da cervejaria 11º Distrito, tem bastante corpo e traz os maltes Melanoidina e Caramunich. “Já havia feito umas cinco receitas de IPA e, nesta, adicionei rapadura, para aumentar o teor alcoólico, que é de 7%”, diz o cervejeiro Marcelo Ribeiro.
Já Gustavo Calasans, da cervejaria Totem, foi o único a apostar num estilo de baixo IBU, uma Brown Ale. A cerveja é leve, de excelente drinkability e com uma bela espuma cremosa e persistente. “Adicionei xarope de guaraná, que combina com o caramelo do malte e não compromete a leveza da bebida”, informa.