Duas sommelières de cerveja, Bárbara Soares e Fernanda Gomes, juízas oficiais do concurso, farão a avaliação de cervejas India Pale Ale produzidas por cervejeiros caseiros. Tudo ao vivo, durante o evento.
O público, por sua vez, também não ficará de fora, podendo degustar gratuitamente as amostras do concurso e votar em sua breja favorita. Além disso, uma seleção de chopes produzidos por cervejarias da capital estarão plugados em 10 torneiras, a preços superacessíveis.
Cerveja e futebol
O evento une duas das maiores paixões do brasileiro: cerveja e futebol. E o melhor, em plena Copa do Mundo, já no segundo dia das oitavas de final.
A competição será realizada entre os jogos das 11h e das 15h. E para ninguém perder nenhum lance da mais importante competição futebolística, um supertelão vai transmitir as duas partidas do dia.
O concurso
Cada amostra da 1ª Copa do Mundo de Cerveja Artesanal ganhou o nome de um jogador que já atuou no torneio da Fifa – escolhido pelo próprio competidor –, entre eles, Zidane, Garrincha, Ronaldo, Marta e Seedorf.
Vários subestilos foram inscritos, como Rye IPA (com adição de centeio) e Especialty IPA (realizada com especiarias do Cerrado), além de tradicionais ales norte-americanas.
O evento vai distribuir brindes aos presentes e as três melhores cervejas do concurso ganham prêmios em dinheiro, vale-compras na loja de insumos Casa Olec e descontos em cursos de Tecnologia Cervejeira e Sommelier de Cerveja, oferecidos pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB).
Uma quarta cerveja inscrita vencerá o prêmio de Voto Popular. E aí, quem decide é o público presente.
Sommelier por um dia
A 1ª Copa do Mundo de Cerveja Artesanal traz, ainda, a oportunidade de se tornar sommelier por um dia.
Para isso, a organização vai escolher pessoas presentes para se sentarem à mesa das sommelières profissionais, com o intuito de ajudar a julgar as amostras inscritas.
Os escolhidos vão receber instruções sobre como uma cerveja deve ser avaliada, levando em conta quesitos como aparência, sabor e aroma.
Em Brasília, aliás, a profissão de sommelier apenas engatinha, mas algumas instituições sérias do mercado nacional estão investindo na capital.
Com sede em São Paulo, o ICB, um dos patrocinadores do concurso e maior escola de educação cervejeira da América Latina, traz regularmente aos brasilienses cursos de introdução, formação e especialização no universo cervejeiro.
Em agosto acontecem os cursos de Tecnologia Cervejeira e Sommelier de Cerveja. Para mais informações, basta acessar o site: www.institutodacerveja.com.br.
Galpão da Criolina
Além da Cervejaria Criolina, Casa Olec e ICB, a 1ª Copa do Mundo de Cerveja Artesanal conta com o apoio da Pulso Distribuidora, Acerva Candanga e, ainda, a X Craft Beer, que oferece os troféus do evento, todos eles confeccionados pelo artesão Daniel Visconti.
.