Resultado oficial do Prêmio Beba Brasília 2017
Neste domingo, a Cervejaria Criolina recebeu o público cervejeiro para a primeira edição do Prêmio Brasília 2017. O evento é uma realização do portal Cinema e Cerveja em parceria com cervejarias, bares e sommeliers.
Os vencedores foram escolhidos por meio de uma pesquisa on-line realizada junto a mais de mil consumidores. Confira o resultado:
Categoria Onde Beber
1) Corina Cervejas (SOF Norte)
2) Santuário (214 Norte)
3) I Love Beer (210 Norte)
Categoria Cervejaria Mais Popular
1) Stadt Cervejaria
2) Corina Cervejas
3) Cervejaria Criolina
Harmonização em cinco sabores
Na última quarta-feira, dia 29 de novembro, o Empório Iracema foi palco da quarta edição do Workshop de Harmonização de Cerveja. A beer sommelière Bárbara Soares e o mestre-cervejeiro Eduardo Neves comandaram a noite, mostrando ao público um pouco sobre a história e os ingredientes da bebida mais popular do planeta.
Foram escolhidas cinco cervejas para harmonizar com receitas do Empório Iracema: Martina Witbier, Bierbaum Dunkel, Providência CascaHell (Extra Special Bitter), Roleta Russa Imperial IPA e Tupiniquim Lógica Absurda (Berliner Weisse).
Colombina lança cerveja assinada por chef goiano
A Cerveja Colombina acaba de firmar parceria com o renomado chef goiano Ian Baiocchi. A iniciativa resultou na elaboração do mais novo rótulo da marca, a Colombina 1929, desenvolvida para ser a cerveja oficial da Trattoria Moderna. A casa foi recém-inaugurada pelo chef em Goiânia.
A breja, de estilo Strong Golden Ale, leva adição de limão china e noz moscada, ingredientes escolhidos pessoalmente por Baiocchi. O teor alcoólico é de 7,5%.
“Busquei trazer para essa cerveja a junção da brasilidade presente no limão china, combinado à noz moscada, uma especiaria altamente aromática e muito utilizada na culinária italiana, apesar de não ser tão prestigiada como deveria”, explica o profissional.
Para o sommelier de cervejas da Colombina, Alberto Nascimento, a nova cerveja apresenta muita personalidade. “Fizemos uma bebida não filtrada, mais complexa e, ao mesmo tempo, com toques cítricos que conferem refrescância e drinkability. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, ressalta.
O nome “Colombina 1929” faz referência ao ano de nascimento da matriarca da família Baiocchi, descendente de italianos. “Estamos homenageando, de todas as formas, a minha grande inspiradora por investir em uma trattoria italiana, minha avó”, enalteceu Ian Baiocchi.
Budweiser lança livro sobre cerveja e churrasco
Mais do que uma tradição que reúne família e amigos, e que combina perfeitamente com uma boa cerveja, churrasco é uma experiência cheia de autenticidade. Afinal, cada pessoa tem sua própria técnica de preparo. Para celebrar isso, Budweiser acaba de lançar o livro BUD & BBQ em parceria com a agência África, disponível no site Empório da Cerveja por R$ 159,90, em edição limitada.
Dividida em duas partes, a obra apresenta design elaborado justamente para mostrar que cerveja e churrasco estão conectados, com páginas sincronizadas e que se complementam visualmente.
Enquanto em BUD o leitor encontra detalhes sobre o jeito único que Budweiser é feita, em BBQ o público poderá conhecer o jeito único com que 26 chefs prepararam o churrasco, cada um com seus cortes e estilos próprios.
“Budweiser é uma cerveja autêntica, que se mantém fiel ao que acredita e faz as coisas do seu jeito. Para convidar o público a conhecer mais sobre nossa história e processo de produção, surgiu a ideia de apresentarmos esse conteúdo de uma forma única e inédita para a cerveja”, explica Karina Ferreira, gerente de marketing de Budweiser.
Matias Menendez, diretor de criação da Africa, completa: “Os livros conectam os valores da marca com a cultura do churrasco de um jeito arrojado e repleto de personalidade. Um trabalho feito a quatro mãos, que nos deu a chance de contar a história de como se faz uma boa cerveja, por meio do paralelo com o preparo de um bom churrasco”.
Cervejaria Colorado lança linha de geleias à base de malte de cevada e lúpulo
Em continuação ao movimento O Sabor é Cego, de valorização da biodiversidade brasileira e a promoção dos micro e pequenos produtores, a Cervejaria Colorado, em parceria com a empresa Blue Hops, acaba de lançar uma linha de geleias.
Nos sabores Graviola, Frutas Vermelhas e Caju, as geleias são produzidas com as mesmas frutas utilizadas nas cervejas da marca, tendo como diferencial o uso de malte de cevada e lúpulo em sua receita.
“O toque de brasilidade e a inovação sempre estiveram presentes em nossas cervejas. Esta é mais uma homenagem que a Colorado faz à ‘biodeliciosidade’ das frutas brasileiras, que muitas vezes são esquecidas ou desperdiçadas por serem consideradas ‘frutas feias’, criando a oportunidade de prová-las em outras versões”, explica Marcelo Carneiro, sócio fundador e inspirador da Cervejaria Colorado.
O malte de cevada e o lúpulo funcionam como adoçantes e conservantes naturais das geleias. “Eles ressaltam ainda mais os sabores das frutas, prevalecendo as características de cada uma”, esclarece Túlio Rodrigues, gerente geral da Blue Hops, empresa responsável pelo desenvolvimento das receitas.
As geleias já estão disponíveis no site Empório da Cerveja, com entrega em todo o Brasil, e nas unidades do Bar do Urso, em São Paulo. O preço sugerido é de R$ 13,90.