É hora de afiar as guitarras e levantar os canecos. Chegou a sexta edição do BBFH, o Brasília Brew Fest & Homebrewers, que acontece de 12 a 14 de julho, na Torre de TV.
Para provar que o velho e bom rock ‘n’ roll harmoniza muito bem com cervejas, o festival celebra desta vez o Dia Mundial do Rock e em grande estilo. Estarão presentes alguns dos principais músicos e bandas da cidade para agitar o final de semana. E, é claro, tudo regado a mais de 100 opções de rótulos cervejeiros – as principais estrelas da festa –, além de ótima gastronomia.
Confira as atrações:
Música
Subirão ao palco montado especialmente para o festival, 16 bandas e três DJs, apresentando o estilo musical mais adorado do planeta.
O público não vai ficar parado, com os shows covers de grupos icônicos: Led Zeppelin, Pink Floyd, Pearl Jam, Nirvana, U2, Guns n’ Roses, AC/DC, Red Hot Chilli Peppers, Dire Straits, Foo Fighters, Jimi Hendrix, The Cure, Ramones, Coldplay, Supertramp e The Smiths.
Já o happy hour ficará por conta dos DJs Maffra, Marcos Pinheiro (Cult 22) e Maraskin.
Vila Cervejeira
A tradicional Vila Cervejeira do BBFH dá ênfase às cervejarias locais, mas traz também rótulos nacionais e internacionais. É uma boa oportunidade de experimentar grandes cervejas nos vários estandes espalhados pela Vila.
Aqueles que não são fãs de uma boa breja também não vão ficar desamparados. A Wine Moving estará no evento com seus excelentes vinhos e espumantes, enquanto o Posto 6 vai preparar drinks especiais.
Lançamentos
Cervejeiros sempre gostam de novidades. E na sexta edição do BBFH não vai ser diferente.
A cervejaria Quatro Poderes apresenta seu novo rótulo, O Poder é Punk, uma Double IPA com 8% de ABV e 80 IBU. A ideia é homenagear o rock e o lúpulo. Apesar do teor alcóolico e amargor marcantes, a cerveja apresenta um perfil de corpo médio e aromas cítricos de lúpulos americanos, garantindo alta drinkability.
Segundo Marcelo Naves, proprietário e cervejeiro da Quatro Poderes, a inspiração do nome veio da convivência tão próxima com o poder que os brasilienses e candangos experimentam no dia a dia da cidade. “O poder que deveria ser usado para o bem das pessoas é distorcido, corrompido e corrói os valores da sociedade, cegando e oprimindo”, analisa.
Para mostrar a indignação das pessoas de bem e combater os erros do poder, seja de direita, centro ou esquerda, o poder da Água, do Malte, do Lúpulo e da Levedura de O Poder é Punk é a resposta da cervejaria.
Quem também lança sua Double IPA é a Inocente Comunello, marca que fez seu début nesta terça, durante evento no London Street Pub. A cerveja Distrito apresenta corpo médio e seu alto amargor é equilibrado pelo dulçor maltado. A breja tem 8,7% de álcool e 128 IBU.
Já a Metanoia traz ao público o segundo rótulo da linha Fight!, uma West Coast IPA aromática, cítrica e com final seco, assim como pede o estilo. Possui 6,5% ABV e 55 IBU.
A cervejaria São Bento, da jornalista Patrícia Müller, por sua vez, traz uma supernovidade: Carolina Kd Vc?, uma Session IPA refrescante, leve, com 34 IBU, teor alcoólico de 4,7% e dry hopping. A receita leva quatro tipos de malte, cinco tipos de lúpulo, aveia em flocos e, ainda um toque especial: tem adição de mangaba. Notas de frutas cítricas e amarelas são evidentes no aroma e no paladar.
Chama a atenção o nome criativo, que homenageia Carolina, filha de Patrícia, e mostra, de forma divertida, uma preocupação comum a todas as mães em relação aos seus filhos. “Quando fiz a cerveja, vi que era leve e descolada, a cara da Carol”, diverte-se a jornalista.
O rótulo, por sua vez, exibe inserções de artistas que contribuíram para o visual criativo e jovial da cerveja. Esse trabalho é resultado do projeto Arte para a Arte, uma iniciativa de Patrícia para abrir oportunidades a novos talentos. Para saber mais sobre esse projeto, basta acessar, na embalagem, o QR Code.
A boneca que ilustra Carolina Kd Vc?, por exemplo, foi criação da tatuadora Marjorye Carony, enquanto a designer Isadora Tupinambá elaborou a identidade visual a partir da tatuagem.
Praça Gourmet
Para acompanhar a bebida, nada melhor que uma boa gastronomia. A Praça Gourmet da sexta edição do BBFH traz várias opções, como hambúrgueres, pizzas, cafeteria, paleteria, doceria, queijos e frios, churros, waffles, entre outros.
Mas a grande atração do espaço é o churrasco fogo de chão, com delícias preparadas pelos chefs Tonico Lichtsztejn (Cowteiner), Gil Guimarães (Parrilla Madrid) e Luiz Trigo (Le Birosque).
Workshops gratuitos
A sexta edição do BBFH também realizará workshops gratuitos com temas relacionados ao universo cervejeiro.
Os instrutores são alguns dos principais especialistas de Brasília: Marcelo Fenoll, Tiago França (Tião) e Bárbara Soares, além do publicitário e sommelier de cervejas gaúcho Bento Ferreira (RS).
Para participar, basta escolher o tema de seu interesse e se inscrever pelo site: https://www.brasiliabrewfest.com.br/workshops. As vagas são limitadas.
Brasília Brew Run
Os “atletas de copo” já estão se preparando para mais uma edição do Brasília Brew Run, que virou tradição no festival.
A corrida cervejeira não tem caráter competitivo e acontece na manhã de domingo, 14 de julho, num circuito na área central da cidade, ao redor da Torre de TV e fonte.
Ao final do trajeto haverá show com a banda Radiola de Cordas, no Almoço Musical. A participação dá direito à medalha, camiseta, copo oficial e growler com cerveja, além de acesso livre ao festival no domingo. Vagas limitadas. Inscrições: https://www.brasiliabrewfest.com.br/brasilia-brew-run
Outras atrações
Enquanto os pais estiverem degustando as melhores cervejas na sexta edição do BBFH, a criançada poderá se entreter no Espaço Kids, aberto no sábado e domingo, a partir das 12h. O local contará com brinquedos infláveis, brinquedoteca, pintura de rosto, pipoca, balões e guloseimas para os pequenos.
Já para os maiores, vai ter bungee jump e parede de escalada.
Para maior comodidade, o evento disponibilizará bicicletário e fraldário.