Combinar elementos presentes nas cervejas com iguarias gastronômicas é um desafio fascinante para chefs e sommeliers. Para trazer à tona um pouco dessa experiência, a sommelière Barbara Soares e o mestre-cervejeiro Eduardo Neves, da cervejaria Embuarama, comandaram um workshop de harmonização. O evento aconteceu no último dia 24 no Empório Iracema, na 116 Norte.
Numa capital recheada de acontecimentos cervejeiros de características festivas, é gratificante ver também o crescimento de eventos voltados à harmonização. Estes buscam dar mais ênfase ao conhecimento, à educação de neófitos na arte cervejeira e ao clássico slogan “beba menos, mas beba melhor”.
Mesmo quem não é um apreciador da bebida mais popular do planeta, pode se surpreender e vir a se tornar um entusiasta, a partir de harmonizações bem conduzidas. Afinal, elementos degustativos e olfativos das cervejas combinam com as mais diversas receitas, da entrada à sobremesa, com uma versatilidade ainda maior que os vinhos.
Terceiro sabor
No workshop desta quarta-feira, os comensais puderam não só desfrutar do prazer da boa gastronomia, como também tiveram noções rápidas sobre história da cerveja, ingredientes, processo de produção e curiosidades.
Segundo Barbara, a ideia do evento foi apresentar o cardápio do Empório Iracema e valorizar itens que pudessem agregar um terceiro sabor às cervejas. “Escolhemos cinco rótulos nacionais de extrema qualidade e com bastante personalidade”, afirma a sommelière, que também é chef e está à frente das empresas Babi Gourmet e Papo de Sommelière.
Suas harmonizações são feitas por semelhança, contraste e complementação. “Este último item acho mais rico e instigante”, declara.
Em parceria com Eduardo Neves, sua intenção é promover a cultura cervejeira em Brasília de forma mais educativa. “Teremos outros cursos e eventos pela frente”, anuncia.
Água e armazenamento
Durante o workshop, Eduardo e Barbara esclareceram detalhes importantes aos participantes, como a qualidade da água na cerveja. “Antigamente, as características da bebida mudavam, de acordo com a água utilizada. Hoje é possível adequá-la para a produção, independentemente de sua fonte”, explica o mestre-cervejeiro.
O importante é que a água seja incolor, inodora, neutra e com concentração balanceada de sais minerais.
Outro aspecto é a forma de armazenamento da cerveja. “Se for uma garrafa arrolhada, recomenda-se mantê-la na horizontal”, pontua Barbara. Aquelas com tampa comum precisam ser guardadas na vertical. “Um dos motivos é que, se ficarem deitadas, essas cervejas podem oxidar, resultando num sabor desagradável”, destaca Neves.
A arte da harmonização
Confira, a seguir, o cardápio completo e as cervejas escolhidas para a harmonização:
- Aperitivo: Espetinho de azeitonas verdes (espetinho com queijo alpino suíço, manjericão e azeitona recheada com pasta de ervas)
- Harmonização: Lund Pilsen – estilo German Pilsner
- Observações: Cerveja refrescante, de visual amarelo dourado, com aroma que remete e a malte e cereais. Combina com entradas leves. A azeitona traz o sabor umami, um outro elemento na degustação.
- Aperitivo: Espetinhos caprese (sweet grape com aceto balsâmico frutado, manjericão e queijo boursin de cabra)
- Harmonização: Valkyrja Witbier – estilo Witbier (Belgian Ale)
- Observações: Cerveja com visual amarelo levemente turvo. Aromas cítricos e condimentados, remetendo à casca de laranja e semente de coentro. O frescor da bebida contrasta com o dulçor do tomate, acidez do aceto balsâmico e salgado do queijo de cabra.
- Aperitivo: Sanduíche Alcindo (queijo prato, peito de peru, abacaxi em calda e mostarda no pão Viennoise)
- Harmonização: Dogma Branca de Brett, da Cervejaria Dogma – estilo Sour Ale (American Wild Ale Brett Beer)
- Observações: toda a acidez da cerveja é complementada com o dulçor do abacaxi em calda, o salgado do peito de peru e a gordura do queijo. A receita, por sua vez, torna a cerveja mais suave e menos ácida.
- Aperitivo: Batata rústica com páprica
- Harmonização: Schornstein IPA – estilo American IPA
- Observações: os condimentos da cerveja atuam em conjunto com os condimentos do alimento. O lúpulo é “amaciado” pela páprica, enquanto a sensação de aquecimento alcoólico equilibra o teor de gordura.
- Aperitivo: Brownie carioca
- Harmonização: Yami Stout – estilo American Stout
- Observações: a doçura do chocolate contrasta com o amargor dos elementos de torra. Caso fosse utilizada uma cerveja estilo Porter, a harmonização seria por semelhança, devido aos elementos de tosta e café.