Fazer a própria cerveja é o sonho de muita gente que gosta de degustar bons rótulos e deseja saber os segredinhos por trás desse líquido tão desejado, feito de água, malte, lúpulo e leveduras. Em Brasília, vários cursos têm surgido para atender a essa demanda crescente. Um deles, ministrado pelo bancário e cervejeiro Gustavo Calasans, acontece neste sábado, no Trow Parrilla & Beer, no Lago Norte.
Em sua segunda edição, o Curso de Produção de Cerveja Caseira é dividido em duas partes: pela manhã, os aprendizes – no máximo oito alunos – recebem noções teóricas sobre equipamentos, matérias-primas e produção, além de conhecerem um pouco sobre história da cerveja, escolas cervejeiras e estilos. A parada para almoço inclui degustação de rótulos da Microcervejaria X e da Totem Cerveja Artesanal, esta pertencente ao próprio Gustavo. “Sou cervejeiro caseiro e faço 19 estilos diferentes, mas, neste evento, pretendo levar, apenas, a Witbier e a Guara Brown Ale”, informa.
A receita desta Brown Ale leva adição de xarope de guaraná e foi uma das concorrentes do Bier Hub em Brasília, evento que teve cobertura do Tribuna da Cerveja. Relembre aqui a matéria.
Aprendendo na prática
À tarde, os alunos põem “a mão na massa”, com todos os equipamentos necessários para a produção, e realizam a brassagem de cerca de 20 litros de Red Ale, finalizando o processo por volta das 18h30. De quebra, os participantes ainda podem curtir o show Blues de Bolso, com os músicos Haroldinho Mattos e Bemol.
A escolha do estilo não foi por acaso: “O tempo de fermentação da Red Ale é curto, de apenas 15 dias; por esta razão, conseguimos marcar uma data próxima, no dia 24 de setembro, para envasar a cerveja”, esclarece Calasans.
O preço do curso, com direito à apostila, almoço, degustações e à própria cerveja produzida na aula, é bastante justo: R$ 350. “Para mim, divulgar a cultura cervejeira é um hobby, e não uma profissão; não faria sentido cobrar muito caro”, conclui.