Brasília acaba de ganhar sua primeira operação fast casual, com a inauguração da hamburgueria alagoana The Black Beef, na 402 Sul. Na última quarta aconteceu a pré-inauguração, em evento reservado à imprensa. Já nesta quinta à noite, a casa abriu oficialmente ao público.
Um point com hambúrgueres gourmet logo é associado a preços exorbitantes. Não é o que acontece com o The Black Beef, cujos preços vão de R$ 18 a R$ 24. E o melhor: com ingredientes diferenciados, como muçarela artesanal, geleia de pimenta, queijo brie, entre outros. Tudo para tornar a experiência gastronômica ainda mais surpreendente.
Esse conceito, que oferece praticidade aliada a produtos de alta qualidade, com preço final convidativo, já é sucesso em redes americanas, como Shake Shack, Smashburger e Chipotle.
Trajetória bem-sucedida
A The Black Beef iniciou há três anos, em Maceió (AL), como um food truck. Posteriormente, ganhou um ponto fixo, com atendimento no balcão, sem garçom, modelo também implantado na capital federal.
O idealizador do negócio é o chef baiano Deco Sadigursky, que viveu em Nova York e trabalhou na rede mexicana Rosa Mexicano. Ao voltar para o Brasil, montou um food truck a partir de uma antiga ambulância emprestada por seu tio, levando-a, então, para Maceió.
Foi na capital alagoana que seus burgers caseiros caíram nas graças das pessoas da região. “Fiz uma pesquisa e vi que os três produtos mais consumidos no mundo eram pizza, hambúrguer e hot dog. Apostei na carne e calculei uma venda de 50 unidades ao dia, para ter uma renda extra. A saída foi tanta que, na primeira semana, já vendia 50 em uma hora”, explica Sadigursky.
Deco tinha clientes assíduos, como Maurício Coutinho (34), João Paulo Gomes (37) e Thiago Wanderley (32), que se tornaram sócios na empreitada. Em janeiro 2016, foi inaugurada a primeira loja da The Black Beef. “O sucesso foi tanto, que fizemos marketing de contenção, quando abrimos as portas da loja. Era uma fila que não acabava nunca. Logo ficamos prontos para a demanda e hoje servimos 10 mil unidades ao mês”, relata Coutinho.
Cardápio variado
O chef Sadigursky dá preferência a cortes que dão suculência à proteína utilizada, com uma proporção de 25% de gordura. Todos os meses, ele lança um burger que fica no cardápio por 30 dias, o que faz com que o cliente tenha sempre algo novo para experimentar, como burgers com cordeiro, camarão, lagosta e lombo de porco.
Um dos campeões de vendas é o Black Rib (R$ 20), feito de costela bovina, maionese especial, muçarela, molho barbecue e bacon, em um exclusivo pão que é o híbrido do brioche com o pão de burger.
Outro carro-chefe é o Big Black Beef (R$ 24) no pão australiano, com dois burgers bovinos de 120g, muçarela, cebolas caramelizadas, cheddar e barbecue. Também vale experimentar o Jam Burger, que leva pão artesanal, burger artesanal bovino, parmesan cream, queijo brie e geleia de pimenta.
Para as crianças, há a opção do Cheese Burguer 120g (R$ 15), clássico burger com três vezes mais queijo e maionese. Já para quem prefere frango, a dica é o Black Chicken, com burger crispy de frango, creme de gorgonzola, parmesan cream e muçarela artesanal.
Batatas belgas
Outra sensação da The Black Beef é a batata belga da Crinkle Fries, marca que também fornece o produto para a rede novaiorquina Shake Shack. Ela é servida frita, com uma casquinha crocante e a parte interna bem macia.
Para ficarem ainda mais especiais, as batatas aparecem também em porções como as Brie N’ Fries (R$ 16), cobertas de queijo brie e geleia de pimenta com bacon; e a Cheddar N’ Fries (R$ 15), cobertas com cheddar derretido e farofa de bacon.
Exclusividade
Os pães também são exclusivos da marca e criados pela chef e consultora de panificação Valgra Mello da Padoca, de Alagoas. “Nossas receitas são exclusivas e não levam conservantes. Por isso, em cada praça elegemos uma padaria para testarmos e fabricarmos as fornadas do The Black Beef. Em Brasília, fizemos os testes na Pão Dourado e deu muito certo”, divulga Mello.
Falando em exclusividade, quase tudo o que vai no pão é feito na ou para a casa, como a muçarela, os molhos e o bacon.
Do milk-shake às cervejas
O milk-shake é um item que não pode faltar em uma hamburgueria e o The Black Beef não foge à regra. São oferecidas cinco versões: Maltine, Nutella, Óreo, Paçoca com Doce de Leite e o novíssimo Ninho, que encabeça a lista dos mais pedidos (R$ 12/300 ml e R$ 14/500 ml).
Para beber, além dos refrigerantes, são disponibilizadas as cervejas Eisenbahn Trigo e Pilsen (R$ 9) e o Chopp Heineken (R$ 9). Os adeptos da bebida de Baco, por sua vez, podem degustar o vinho Casa Valduga Premium Cabernet Sauvignon 187 ml (R$ 14), para harmonizar com os burgers.
Investimento
Os sócios investiram R$ 500 mil em Brasília, para a loja própria de 200 m2, com capacidade para 80 pessoas. Estão também acompanhando as obras avançadas dos franqueados na Vila Olímpia (SP) e Uberlândia (MG), que serão inauguradas até agosto.
Revelam, ainda, que estão de olho em outro ponto na capital do país, e esperam retorno do investimento em 18 meses. Após os três primeiros meses de funcionamento em Brasília, a casa iniciará o delivery e ainda abrirá na madrugada.