Preparem suas canecas: a sétima edição do Piri Bier, o maior festival de cervejas artesanais do Centro-Oeste, está chegando.
O evento acontece na mesma semana do feriado de Corpus Christi, de 30 de maio a 2 de junho, com muitas novidades.
Portanto, uma ótima oportunidade de usufruir das diversas atrações turísticas de Pirenópolis (GO) e ainda curtir uma extensa programação cervejeira, que movimenta toda a cidade.
Cervejarias participantes
Mais uma vez, o Cavalhódromo é o local escolhido para abrigar o festival. São mais de 4 mil metros quadrados de área expositiva e mais de 250 rótulos dos mais variados estilos à disposição dos cervejeiros.
As cervejarias de Brasília, é claro, marcam presença, como a Cruls, Cerrado Beer, X Craft Beer, Stadt, Embuarama, Metanoia, Bunker, JinBeer e Corina.
Além das brasilienses, cervejarias de todo o País também estão confirmadas, como Colombina, Asturia, Oktos, Imigração e Roleta Russa, entre outras.
Crescimento
Segundo o organizador do Piri Bier, Ricardo Trick, o festival vem crescendo a cada ano e consolidou-se entre os principais eventos cervejeiros do país. “Este ano vamos ter mais rótulos e mais cervejarias participando, além de uma grande programação musical”, afirma. “Outro diferencial é o Congresso Técnico de Sommeliers, que acontecerá paralelamente ao festival e contará com grandes nomes do mercado cervejeiro”.
Congresso Técnico de Sommeliers
De fato, o 1º Congresso Técnico de Sommeliers, organizado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), promete agitar a cidade, devido à presença de grandes profissionais do Brasil e do exterior.
Estão confirmados nomes como Derek Walsh, Carolina Oda, Daniel Martins, Kátia Jorge, Rodrigo Sawamura, Cilene Saorin, Taiga Cazarine, Jackie Dodd, Luis Eduardo Neves e Eduardo Martins.
Os participantes do Congresso, voltado tanto para sommeliers quanto para interessados, receberão capacitação técnica na forma de debates, palestras, workshops e degustações.
Lançamento
Durante o Piri Bier 2018 serão lançados novos rótulos, entre eles a Tanoa Wood Aged com jequitibá, bálsamo e castanheira.
A cerveja é resultado de uma parceria entre a tanoaria Dornas Havana, dos sócio-proprietários Eduardo e Edson Martins, e a cervejaria Embuarama, de Luis Eduardo Neves.
Estudioso da interação entre cervejas e madeiras brasileiras, Neves está desenvolvendo uma tese de mestrado sobre o tema. Já realizou diversas palestras com Eduardo Martins, especializado no uso da madeira na cachaça.
“O pessoal da Abracerva nos convidou para participar do Congresso Técnico de Sommeliers. Daí surgiu a ideia de lançar uma cerveja Wood Aged no Piri Bier”, conta Neves. “O rótulo é o primeiro do projeto Tanoa. Futuramente vamos lançar novas cervejas com outras madeiras”, revela.
No Congresso, Neves e Martins irão bater um papo com o público sobre envelhecimento de bebidas em madeira.
Também merece destaque o lançamento da nova linha de cervejas X Craft Beer, do cervejeiro Alexandre Xerxenevsky – ou, simplesmente, Alexandre X –, que participa do Piri Bier desde a primeira edição, em 2015.
Quem comparecer ao evento este ano, terá a oportunidade de degustar a Painkiller (Double IPA) e a Dressed in Black (Black Rye IPA).
A Painkiller já havia sido lançada no começo de maio em São Paulo e chega pela primeira vez ao Centro-Oeste, prometendo agradar os apreciadores de bebidas mais potentes. A breja tem 8% de álcool e nada menos que 100 IBU.
A receita leva o lúpulo Simcoe processado com a tecnologia Cryo Hops, trazendo concentração máxima de lupulina e sem adstringência no resultado final.
No aroma predominam o cítrico, com notas marcantes de maracujá, e um terroso sutil.
Já a Dressed in Black leva centeio e maltes escuros, estes adicionados na etapa final da mostura.
A cerveja tem 65 IBU e 7,5% de álcool, com duplo dry hopping. Seu aroma e sabor remetem a frutas cítricas, como maracujá, e resinosas, como pinus, com notas de chocolate e café.
Alexandre lembra que o Piri Bier marcou sua estreia como cervejeiro profissional. “Participar do festival com nossa nova linha de cervejas é muito importante para nós”, frisa. “Foi aqui que começou a minha história e temos um grande carinho pelo evento, pela cidade e pela região”.
Atrações musicais
A sétima edição do Piri Bier contará também com apresentações musicais. No primeiro dia (30 de maio), sobe ao palco a banda goiana Tripop, formada por quatro amigos apaixonados por rock.
O grupo tem feito muito sucesso nas baladas goianas com seus acordes recheados de musicalidade e energia, misturando o pop e o rock com pitadas de blues e jazz.
Para que os turistas cheguem bem na cidade e se acomodem, a apresentação da banda neste dia iniciará à meia noite.
No dia 31 de maio é a vez do bom e velho rock and roll com a banda Venosa. Os goianos da Liga Joe, por sua vez, farão um tributo ao rock nacional no dia 1º de junho.
No último dia do evento (2 de junho), uma das bandas mais aguardadas do festival vem de Brasília. É a Rock Beats – antiga On The Rocks –, comandada pela vocalista Daniela Firme. No setlist, o melhor do rock clássico nacional e internacional.
Esses três shows terão início às 22h.
2ª Copa Piri Bier de Cerveja Caseira
Durante o festival acontecerá, ainda, a 2ª Copa Piri Bier de cervejas caseiras.
Este ano, as amostras de inscrição podem ser de todos os estilos descritos pelo BJCP 2015 (Beer Judge Certification Program), desde que contenham, pelo menos, um dos ingredientes genuinamente brasileiros das três subcategorias: cerveja brasileira com frutas, cerveja brasileira com madeira e cerveja brasileira com ervas, vegetais e especiarias.
As inscrições podem ser feitas até 15 de maio e o prazo final para envio das amostras é 25 de maio.
O julgamento acontecerá na véspera do Piri Bier e a premiação no dia 30 de maio, na Arena Piri Bier (Cavalhódromo, Pirenópolis).
O coordenador técnico da Copa é Carlos Müller (juiz BJCP) e o júri conta com nomes como José Raimundo Padilha e Ronaldo Rossi.
Além de medalhas aos três primeiros colocados e certificados, vários prêmios serão distribuídos aos vencedores. A grande campeã terá sua receita produzida e engarrafada com o nome do vencedor estampado no rótulo.
Day Use
Aqueles que não conseguirem vaga nas concorridas pousadas de Pirenópolis durante o feriadão, ainda assim poderão curtir o Piri Bier. É só aproveitar as facilidades do Day Use.
O festival disponibilizará ônibus executivos para cada dia do evento. A saída será às 14h da Praça Cívica de Goiânia (GO), com retorno às 2h.
O valor do transporte com o ingresso é de R$ 149. Além disso, foi colocado à venda 500 passaportes com preço promocional para os quatro dias do evento, que podem ser adquiridos AQUI.
Programação dos shows
30 de maio: Banda Tripop – 0h
31 de maio: Banda Venosa – 22h
1º de junho: Liga Joe – 22h
2 de junho: Rock Beats – 22h