No dia 12 de junho, que tal dar uma cerveja de presente? Com a disseminação da cultura cervejeira, uma infinidade de rótulos de altíssima qualidade foi disponibilizada nas prateleiras de supermercados e empórios. E com capacidade para atender a todos os gostos e bolsos. Portanto, mais do que nunca, está na hora de investir num romance regado a boas cervejas.
Sommeliers indicam algumas opções que vão satisfazer tanto os neófitos do universo cervejeiro quanto os mais experientes.
Cervejas belgas e catarinenses
Diego Rafael, que é beer sommelier na D.O.C Vinhos, conta que a loja, apesar de especializada na bebida de Baco, tem em seu estoque cerca de 20 rótulos de cervejas, principalmente as belgas e da marca catarinense Bierland.
Ele sugere alguns rótulos diferenciados, como St. Louis Premium Gueuze. “É uma cerveja ácida, seca e frisante. Tem notas de pêssego provenientes da levedura e aroma frutado. Harmoniza muito bem com sobremesas”, analisa.
Outra breja interessante é a Pauwel Kwak, uma Belgian Strong Ale com notas frutadas e cítricas e espuma cremosa. “Para quem não está habituado a cervejas diferenciadas, indico dois estilos que levam trigo, a Weissbier e a Witbier”, afirma Diego. A dica é a belga Geneviève de Brabant Blanche (Witbier), que é leve e refrescante.
A Russian Imperial Stout da Bierland, por sua vez, pode agradar os apaixonados por brejas com notas de café e chocolate.
Também há a opção de fazer um kit com cervejas variadas, taça e Nibis Brownies Especiais, que levam ingredientes como malte e lúpulo na receita.
Acerte na escolha
Sócio-proprietário da The Drink Shop, o beer sommelier Tiago Fonseca diz que é crescente o número de pessoas que gostam de presentear com cervejas especiais. “Buscamos sempre auxiliar nossos clientes na escolha do rótulo, tentando entender o gosto do presenteado, para sugerir opções que mais possam agradá-lo”, comenta.
Se a pessoa ainda é iniciante no universo cervejeiro, Tiago indica a belga La Trappe Blonde. “É uma cerveja clara, de espuma bem espessa e aroma frutado. Tem amargor baixo e textura aveludada”, descreve.
A Brooklyn Lager também tem boa aceitação. “É uma Vienna Lager com aroma de lúpulos mais pronunciado, de cor âmbar e amargor leve. Costuma agradar muita gente”, frisa.
Já para quem tem o costume de experimentar novos sabores e estilos, é possível ousar um pouco mais e investir em rótulos sofisticados. “A Lindemans Kriek Cuvée René é uma Kriek Lambic, estilo belga de fermentação espontânea, com adição de cerejas. É uma cerveja ácida e bem frutada”, detalha.
Outra sugestão, segundo ele, é a Sorachi Ace, da Brooklyn. “É uma Saison, estilo belga com dry hopping do lúpulo japonês que dá nome a esta cerveja. Trata-se de uma bebida seca e bem aromática”.
Por último, ele indica a Double Vienna Brut, da Morada, uma Bière Brut. Esse estilo é bem diferenciado, pois passa pelo método champenoise – o mesmo utilizado na fabricação de champagnes. “Esta bebida reúne o melhor dos dois mundos, tendo o sabor de uma cerveja deliciosa com a textura de uma champagne”, resume.
Algumas marcas, de olho na data romântica, desenvolveram rótulos inéditos para atrair os consumidores. É o caso da Cerveja Colombina, que acaba de lançar duas novidades para incrementar seu portfólio.
Os novos exemplares, as Fruit Beers Colombina Frutas Vermelhas e de Pêssego, foram elaborados para integrar uma ação de marketing promovida pelo Shopping Passeio das Águas, na capital goiana. “Escolhemos trabalhar com frutas associadas ao romantismo, combinadas a receitas que valorizam a adição desse tipo de ingrediente”, explica a diretora criativa da cervejaria, Patrícia Mercês.
A Colombina de frutas vermelhas é uma Belgian Blond Ale que leva adição de amora, mirtilo, framboesa e cereja. Já a Colombina de pêssego é uma Belgian Saison, que leva em sua composição malte de trigo e levedura Belle Saison, responsável pelo aroma frutado da bebida.
Durante a campanha promocional, a cada R$ 350 em compras o consumidor ganha um kit contendo um exemplar de cada uma das cervejas. A promoção segue até o dia 12 de junho, ou enquanto durar o estoque.
Nova versão da Cerveja do Amor
A curitibana Bodebrown também aposta na data comemorativa lançando uma nova versão de sua festejada Cerveja do Amor.
Desta vez, a breja, uma Saison com amoras, vem com teor alcoólico mais alto, 14%. A bebida tem coloração avermelhada e é de baixo amargor, sendo ideal para harmonizar com a gastronomia asiática, massas e bacalhau.
Foi feita uma edição limitada de 4 mil garrafas, numeradas e seriadas, que podem ser encontradas na loja da Bodebrown e em bares e empórios especializados.
A cerveja é criação de Samuel Cavalcanti, fundador da Bodebrown, em homenagem à namorada, que reclamava do fato de seu parceiro passar muito tempo na cervejaria e pouco com ela. Assim, surgiu a Cerveja do Amor, que passou a integrar o portfólio da Bodebrown. “É uma cerveja para celebrar o amor em todas as suas formas, valorizando as boas relações, a gentileza e a cordialidade”, comenta Cavalcanti.
O rótulo traz um detalhe do quadro Píramo y Tisbe, que o pintor Pierre-Claude Gautherot produziu em 1799, inspirado no conto mitológico de Ovídio.
Na lenda, um casal apaixonado marca um encontro proibido pelas suas famílias, próximo a uma fonte. Tisbe, ao se deparar com uma leoa, foge, deixando para trás o véu. Píramo encontra a peça da amada e, assustado ao pensar que ela tinha sido atacada pela leoa, saca a espada e fere seu próprio coração. Quando Tisbe o encontra morto, mata-se também. Dizem ter sido esta a inspiração de Shakespeare ao escrever Romeu e Julieta.