Está chegando mais uma edição do Piri Bier, para a alegria dos cervejeiros. A cidade goiana de Pirenópolis – que fica a 120 quilômetros de Goiânia e a 130 de Brasília – recebe, pela quinta vez, o evento que é considerado o maior festival de cervejas artesanais da região Centro-Oeste. Uma ótima oportunidade para o período de 20 a 23 de abril, em pleno feriado de Tiradentes.
Como se já não bastassem a arquitetura colonial e as centenas de cachoeiras, Pirenópolis agora também brinda seus visitantes com mais de 200 rótulos de cervejas artesanais, apresentadas por mais de 20 expositores entre cervejarias e distribuidoras.
A ênfase é para a produção regional, com brejas que levam ingredientes do Cerrado brasileiro em sua composição. Da totalidade de rótulos selecionados para integrar o portfólio do festival, 10% está sendo produzido atualmente no centro-oeste brasileiro.
Rótulos premiados
Segundo o idealizador do Piri Bier, Ricardo Trick, o festival tem crescido a cada ano, tanto em número de participantes quanto de cervejarias interessadas. “Algumas preferem aguardar o evento para fazer seus lançamentos. E somos criteriosos em nossa seleção”, frisa. “Buscamos o que há de melhor sendo produzido em nível nacional. Esse ano contaremos com uma dezena de rótulos que foram premiados no último Concurso Nacional de Cervejas”.
Desta vez, para atender melhor o público, o evento será montado no Cavalhódromo (arena voltada à tradicional festa goiana das Cavalhadas), com mais de 4 mil metros quadrados de área expositiva. A expectativa é que milhares de pessoas prestigiem o festival.
Além disso, sommeliers, mestres-cervejeiros e degustadores profissionais de renome nacional marcam presença nos quatro dias de Piri Bier. Estão programadas palestras gratuitas, degustações harmonizadas e brassagens coletivas.
A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por exemplo, vai montar um verdadeiro laboratório dentro do festival. A ideia é produzir, ao vivo, exemplares de cerveja sob a condução de mestres-cervejeiros, alunos de gastronomia da instituição e o público em geral. Uma oportunidade única de se ver como é feita a bebida.
Degustações harmonizadas
Foram escalados profissionais como Carlo Lapolli, Raimundo Padilha, Carolina Oda, entre outros, para conduzir palestras gratuitas e degustacões harmonizadas nos principais restaurantes da cidade.
A colunista do jornal Estado de São Paulo e sommelière de cervejas, Carolina Oda, comanda almoço japonês harmonizado com cervejas artesanais na sexta-feira, dia 21, às 13h, no Restaurante Hai Kai.
Às 15h, em frente à cervejaria Santa Dica, o especialista em cervejas e consultor da revista Gula, Raimundo Padilha, juntamente com Sthefan Gaehwiler, da Queijaria Alpina, apresentam a harmonização ideal de cervejas com os queijos finos e quitutes regionais criados pela chef Saforah.
Já no sábado, dia 22, Padilha explora as combinações de cervejas artesanais com a comida tradicional pirenopolina servida na Fazenda Babilônia, às 13h.
Vale a pena conferir, ainda, um bate-papo com um trio de mulheres cervejeiras experts na bebida, formado por Carolina Oda, Déborah Perigo e Marta Ibañez. Elas vão discutir sobre as combinações de cervejas para mulheres no restaurante Ei Ou, às 18h do sábado.
Shows
Para animar ainda mais o festival, bandas e músicos de relevância no cenário regional e nacional se apresentam ao vivo de sexta a domingo.
No dia 21, sobe ao palco a banda On the Rocks, de Brasília, que traz um repertório repleto dos clássicos do rock. Sábado, dia 22, é a vez do grupo queridinho dos roqueiros goianos, a banda Venosa.
Para finalizar, no domingo, dia 23, o poeta, cantor e compositor Arnaldo Antunes apresenta o seu aclamado show A Casa é Sua, encerrando com chave de ouro mais uma edição do Piri Bier.
No palco, Arnaldo, acompanhado pelos músicos Chico Salem (violão e guitarra) e André Lima (teclados, violão e sanfona), entoa canções de seu novo trabalho, Já É, como Naturalmente, Naturalmente e Põe Fé Que Já É.
Ele também faz um passeio pelos melhores momentos sua carreira, em músicas como Não Vou Me Adaptar, Saiba, Meu Coração, Muito Muito Pouco, Fim do Dia (composta em parceria com Paulo Miklos), Consumado (composta juntamente com Marisa Monte e Carlinhos Brown), entre outras.
Atrações
Uma série de atrações serão oferecidas para entreter o público cervejeiro, como tiro ao alvo e arco e flecha. Outra novidade são as lutas de muay thai, promovidas por lutadores profissionais, em uma arena especialmente montada para a ocasião. Serão dois emocionantes combates por noite, após o show, para encerrar a programação com pura adrenalina.
E mais: para maior conforto dos participantes, a organização do Piri Bier pensou numa estrutura sob medida para toda a família. Enquanto os pais degustam suas cervejas preferidas, a criançada pode brincar à vontade, até às 20h, num espaço kids coordenado por monitores. O local dispõe de videogame, jogos em geral e guloseimas.
Copa Piri Bier
A primeira Copa Piri Bier de cervejas caseiras é outra novidade do evento. O concurso pretende selecionar a melhor receita de breja caseira para ser produzida em larga escala e ser transformada na cerveja oficial do próximo festival.
Além disso, a Agrária, maior maltaria do Brasil, vai distribuir R$ 2 mil em produtos às melhores iniciativas. Os destaques da Copa serão revelados durante o festival.
Day Use Piri Bier
Quem não puder ficar hospedado em Pirenópolis durante os quatro dias de evento, o festival criou o Day Use Piri Bier, para aqueles que quiserem sair e voltar no mesmo dia, em segurança.
Ônibus superluxo sairão de Goiânia e de Brasília pela manhã e só retornarão ao final das últimas lutas da noite. Assim, é possível que o público possa degustar tranquilamente as cervejas, sem se preocupar em pegar a estrada na volta.
O transporte partirá diariamente da Praça Cívica, no centro de Goiânia, e da Torre de Tevê, em Brasília. Para mais informações e reservas, basta ligar na LN Turismo, Agência Oficial do Piri Bier: (62) 3213-4343.
Piri Bier em números
- Público estimado em 20 mil pessoas
- Mais de 200 rótulos de cervejas artesanais
- Área expositiva de 4 mil metros quadrados
- Mais de 20 cervejarias e distribuidores de bebidas