Shows musicais e rótulos de 21 cervejarias são os destaques do Oktober Jazz Bier Festival. O evento acontece no Estádio Mané Garrincha e é uma boa opção para o feriado
Jazz, MPB, música instrumental e as melhores cervejas artesanais do Distrito Federal. Com essa fórmula pra lá de agradável, o Oktober Jazz Bier Festival promete atrair um público estimado em cerca de 5 mil pessoas por dia entre 15 e 17 de novembro, na Arena Lounge do Estádio Mané Garrincha. Estandes de gastronomia completam o cenário.
O espaço congrega 21 marcas cervejeiras (confira a relação ao final da matéria) e 18 estandes de alimentação, além de produtos do setor agro regional, como cafés, vinhos, cachaças, geleias, pimentas, doces e chocolates embutidos.
Próxima edição será na Granja do Torto
Com música, entretenimento e mais de 300 rótulos de cerveja disponíveis, o projeto visa se posicionar no mercado das Oktoberfests, festa criada em Munique, na Alemanha, 1814, e que se difundiu pelo mundo.
Segundo Marco Portinho, um dos organizadores do Oktober Jazz Bier Festival, o evento vai acontecer em área coberta, para maior tranquilidade do público em um mês bastante chuvoso. “A ideia é valorizar os produtos locais”, pontua. “Este é só o pontapé inicial para um evento maior, a partir de 2019. Vamos fazer na Granja do Torto. Queremos ser a maior Oktoberfest do Brasil dentro de até quatro anos”, revela.
Marcas premiadas
Entre as participantes do festival estão as cervejarias premiadas Cruls, Metanoia, Quatro Poderes e Cerrado Beer.
Pequenina em tamanho, mas gigante em estratégia e qualidade de produtos, a Cruls abocanhou cinco medalhas na Copa Cerveja Brasil, concurso nacional promovido pela Abracerva e realizado em Brasília no último dia 20 de outubro.
O rótulo Berliner Café levou ouro na categoria Coffee Beer e, ainda, o prêmio principal: troféu e medalha de prata na categoria The Best of Show, que selecionou as três melhores cervejas de todo o concurso.
As outras brejas premiadas da Cruls foram aBerliner Weisse (prata), American Pale Ale (Bronze) e Gose (Bronze). A cervejaria também já foi reconhecida internacionalmente: a American Pale Ale levou medalha de prata no South Beer Cup.
Outras cervejarias locais de destaque que participam do Oktober Jazz Bier Festival são a Metanoia e Quatro Poderes, ambas com medalha de bronze na Copa Cerveja Brasil, com os rótulos Amortentia Frutas Vermelhas (Catharina Sour) e Pérola do Cerrado (Session IPA com maracujá do Cerrado), respectivamente.
A Quatro Poderes também ganhou bronze no início do ano com sua Saison Cagaita na categoria Brazilian Beer com Frutas, durante o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC). A Cerrado Beer foi outra participante do concurso e levou o bronze com a Tamanduá Bandeira, uma Brown Ale.
Lançamento
A cervejaria cigana Djou, mais nova marca artesanal de Brasília, lança seu primeiro rótulo no festival. Fundada pelo casal de cervejeiros André Braga e Flávia Cassis, a Djou apresenta ao público a Cajazeira Boreal, uma Saison com trigo e cajá, com 6% de álcool e final seco e refrescante. A receita foi feita em colaboração com a 2Candangos.
Música de qualidade
Vários artistas comandam a trilha sonora do evento. É o caso da banda Doop Jam, no dia 15, e do cantor Tiago Satya, uma das revelações da nova música popular brasileira, que se apresenta dia 16.
Já no dia 17, haverá um tributo ao cantor e pianista americano Ray Charles, um dos nomes mais marcantes da história mundial do jazz e blues.
Boa gastronomia
As opções gastronômicas também devem agradar o público. Estarão com estandes montados a padaria e cafeteria italiana Siamo Noi e Um Pedacinho da Bahia.
Para os amantes de carne, vale a pena aproveitar os churrascos especiais do Angus Truck, os hambúrgueres do Burn Burger & Beer e as linguiças e carnes gourmet do Peculiaris Gourmet.
Cervejarias participantes
Stadt
Metanoia
Corina
Hop Capital
Brasília Bier
Máfia Beer
Cruls
2Candangos
Quatro Poderes
Djou
Cerrado Beer
Criolina
Bracitorium
NoMocó
São Bento
Activista
Substanz
Embuarama
Dümf
Brother Brew
Estoria
Oktober Jazz BierFestival
De 15 a 17 denovembro; quinta e sexta, a partir das 17h; sábado, a partir das 11h
Local: Arena Lounge do Estádio Nacional Mané Garrincha
Ingressos: R$ 20