Stadt Cervejaria: nova cara, novos projetos

Stadt Cervejaria: nova cara, novos projetos

A Stadt Cervejaria tem marcado presença em diversos eventos cervejeiros da capital, como o Beer Week

A Stadt Cervejaria tem marcado presença em diversos eventos cervejeiros da capital, como o Beer Week

Em 2004, um brew pub abriu suas portas no Setor de Indústrias Gráficas, em Brasília. Rapidamente, o lugar veio a se tornar um point na noite brasiliense. O Stadt Bier – agora Stadt Cervejaria – trouxe um conceito até então inédito na cidade: uma cerveja totalmente artesanal, produzida no próprio bar. Os frequentadores eram atraídos por aquele chope “diferente”, muito melhor que os de marcas mainstream. Os idealizadores do empreendimento levaram à capital o jeito alemão de fazer cerveja, sem a adição de cereais não maltados. Não podia dar outra: sucesso absoluto.

Hoje, 12 anos depois, Brasília vive uma realidade bastante promissora, no que diz respeito ao mercado cervejeiro. Por toda a cidade é possível encontrar rótulos de variados estilos e marcas. Além disso, cursos na área começam a pulular aqui e ali. Nada mais gratificante. A Stadt – “cidade”, em alemão –, é claro, teve de se adaptar. A começar pela logomarca, mais clean, moderna e atraente, e a troca do “Bier” por “Cervejaria”.

 

stadt_tanques-de-fermentacao_foto-divulgacaoTributos

O antigo bar no SIG não é mais um brew pub, já que não fabrica mais cerveja naquele espaço, mas continua a vender os chopes e petiscos normalmente. Por questões de economia, estratégia de produção e tributação mais amigável, a fábrica foi parar em Luziânia (GO) no ano de 2009, numa área mais ampla. E foi montado um centro de distribuição no Núcleo Bandeirante. “Há muito mais incentivos tributários em Goiás, que no Distrito Federal. Então, preferimos ir para lá”, afirma Marc Cunha, que é sócio-proprietário da Stadt juntamente com irmão, Yann Cunha.

Segundo Marc, no DF o imposto é maior e a água é muito mais cara. “Isto faz muita diferença, já que 93% da cerveja é água”, frisa. “A gente produz lá e manda aqui para o Núcleo Bandeirante, para distribuir aos pontos de venda”.

 

Marc Cunha: nova fábrica com capacidade de produção de até 200 mil litros por mês

Marc Cunha: nova fábrica com capacidade de produção de pelo menos 200 mil litros por mês

Nova fábrica

Uma nova fábrica está sendo montada também em Luziânia. A atual será desativada ainda em 2017, mas alguns equipamentos serão aproveitados. “O novo galpão terá cerca de 1.000 m2 e uns 15 tanques de fermentação, que comportam de 600 a 20 mil litros”, informa. “Investimos de 2 a 3 milhões de reais e pretendemos produzir, pelo menos, 200 mil litros por mês”.

A intenção é promover, além da produção das cervejas da Stadt, brassagens colaborativas no local. “Também vamos lançar novos estilos no nosso portfólio, como a IPA, e uma linha de envase, pois pretendemos engarrafar nossos rótulos mais populares”, revela Marc.

É possível, ainda, que a Stadt faça cervejas sazonais e inicie excursões pela nova fábrica, num futuro próximo. “É uma forma de mostrar às pessoas onde e como é produzida a cerveja que elas bebem”, observa.

O mestre-cervejeiro é Klecius Celestino, que foi professor no Departamento de Química da Universidade de Brasília e trabalhou na Ambev durante seis anos. “De vez em quando, pedimos também consultoria a Rodrigo Westphal, que foi mestre-cervejeiro da Eisenbahn. Ele é de Blumenau (SC) e nos ajudou a reformular algumas receitas”, relata Marc.

 

Andrea Sousa acredita que as cervejarias locais ainda não são suficientemente valorizadas

Andrea Sousa acredita que as cervejarias locais ainda não são suficientemente valorizadas

Treinamento e serviço

A beer sommelière e revendedora da Stadt, Andrea Sousa, ajuda a disseminar ainda mais a cervejaria entre os brasilienses. Para ela, seu conhecimento como sommelière agrega muito valor ao seu trabalho. “Todo revendedor deveria ter esse tipo de formação, pois é importante passar para os bares noções de atendimento, serviço e treinamento, a fim de que conheçam o produto que estão vendendo”, acredita.

Hoje, os chopes Stadt são vendidos nos três estabelecimentos da marca – no SIG, 409 Norte e shopping Liberty Mall – e estão presentes, ainda, em mais 25 bares.

A marca também é presença constante em grandes eventos cervejeiros, como o Casa Bier e o Beer Week.

 

Público jovem

Para Andrea, o perfil do consumidor de cervejas artesanais em Brasília mudou consideravelmente. “Antes, prevaleciam homens acima dos 40 anos e funcionários públicos que, por viajarem bastante devido ao bom poder aquisitivo, tinham acesso a cervejas de outros lugares. De um ano e meio pra cá, essa realidade mudou bastante, a capital passou a abrigar diversos festivais cervejeiros e os mais jovens se sentiram atraídos a este mercado”, avalia.

Segundo a revendedora, o maior desafio é fazer com que bares tradicionais e empórios reconheçam a Stadt como cervejaria de Brasília e artesanal. “Há muito preconceito, infelizmente. Eles não valorizam a produção local, cujo preço é melhor e a cerveja bem mais fresca, de qualidade”, critica. “Meu objetivo é incentivar a cultura cervejeira. Quando perceberem que a Stadt está disseminando essa cultura e trazendo novidades, eles vão começar a dar mais valor”.

 

Eventos de harmonização

Júlio César, gerente de marketing da Stadt, anunciou em primeira mão para o Tribuna da Cerveja que haverá, em 2017, eventos mensais de harmonização com os chopes da cervejaria.

O primeiro está previsto para janeiro, no restaurante Il-Pandrino Paninoteca & Cervejaria, do chef Alessandro Cossu. A casa destaca-se pelos sanduíches gourmet em pães ciabatta e, é claro, os chopes Stadt.

 

CHOPES STADT

 

stadt-deliriusStadt Delirius

Strong Lager – 8,5% ABV

Strong Lager com um sabor rico e maltado. No paladar, toques doces e frutados que se mesclam ao fundo alcoólico e final aromático do lúpulo.

Temperatura: 5°C

Harmoniza com:

. Carnes de caça

. Carne de porco

. Carne de boi

. Queijos fortes

 

stadt-pilsenStadt Pilsen

Pilsen – 4,8% ABV

Feito com lúpulos e cereais 100% maltados, especialmente selecionados, segundo o estilo mais consumido no mundo.

Temperatura: 3°C

Harmoniza com:

. Frangos

. Caranguejos

. Peixes

. Queijos

 

stadt-lagerStadt Lager

Lager – 4,8% ABV

Cerveja feita com qualidade, puro malte e ingredientes selecionados, com um sabor limpo e refrescante. Perfeita para beber bem gelada.

Temperatura: 2°C

Harmoniza com:

. Frangos

. Peixes

. Pizza

. Queijos

 

stadt-dunkelStadt Dunkel

Dunkel – 5% ABV

Cerveja escura tipo lager, de baixa fermentação. Ao contrário das demais, normalmente adocicadas e caramelizadas, a Stadt Dunkel é feita com maltes torrados importados, que denotam aroma e paladar incomparáveis de café e chocolate. O resultado é uma verdadeira Dunkel alemã, porém genuinamente Brasiliense.

Temperatura: entre 4°C e 8°C

Harmoniza com:

. Carnes defumadas

. Amendoins, castanhas e amêndoas

. Salsinhas

. Carne de boi

 

stadt-weissStadt Weiss

Weissbier – 5% ABV

Cerveja de trigo leve e refrescante, não filtrada. Com uma textura e corpo mais densos, traz uma mistura perfeita de cereais maltados, dentro do mais tradicional estilo alemão.

Temperatura: entre 3°C e 5°C

Harmoniza com:

. Salsichas

. Linguiça de porco

. Lombo defumado

. Comida mexicana

. Comida chinesa

 

stadt-pale-aleStadt Pale Ale

Belgian Pale Ale – 4,8% ABV

Assim como as clássicas Ales belgas, a Stadt Pale Ale apresenta aromas e sabores complexos. A coloração âmbar é resultado de maltes tostados em sua fórmula.

Temperatura: entre 4°C e 6°C

Harmoniza com:

. Salsichas

. Carnes vermelhas

. Aves

. Queijos

 

Gostou? Deixe seu comentário aqui e compartilhe nas suas redes sociais!
Cerva nos Eixos
Cerva nos Eixos: cervejarias unidas em evento independente

Evento criado e organizado pelas próprias cervejarias, o Cerva nos Eixos promete levar ao público os melhores rótulos brasilienses. Uma boa dica para o mês da

Giro Cervejeiro#13 – Rolling Wheels Craft Beer

  LayBack promove o seu 1º Festival de Cerveja Artesanal   Que tal unir o charme da orla do lago ao prazer de degustar boas cervejas? O LayBack Park, complexo de entretenimento

Growleria Brasília: a estação da boa cerveja

A Growleria Brasília dispõe de 10 taps, todas com sistema de contrapressão. Assim, é possível encher o growler sem perda de aroma, sabor, espuma ou carbonatação.

Sexta edição do BBFH em clima de rock

A sexta edição do BBFH apresenta um tributo ao Dia Mundial do Rock, com shows das melhores bandas covers e, é claro, dezenas de rótulos cervejeiros

Wonderland Brewery aterrissa na capital federal

Viver no mundo de Alice significa, na acepção popular, fugir da realidade.

Catarinafest dá destaque às cervejas artesanais

  O Pavilhão de Eventos do Parque da Cidade recebe, de

Festival PiriBier completa 5 anos

Está tudo pronto para mais um PiriBier. O festival comemora seus cinco anos trazendo, entre as atrações, shows musicais, palestras, harmonizações e mais de 200 rótulos

Novidade em Brasília: Metanoia Tap House

Brasília recebe mais uma opção para degustar cervejas artesanais:

Quinta edição do BBFH celebra o Saint Patrick’s Day

O BBFH ocupa o shopping Pier 21 trazendo rótulos de cervejarias locais, nacionais e internacionais. A extensa programação inclui shows, workshops, corrida cervejeira e lançamento do

outubro 15, 2019
outubro 4, 2019
setembro 27, 2019
setembro 27, 2019
julho 26, 2019
julho 11, 2019
julho 11, 2019
julho 8, 2019
julho 4, 2019
junho 18, 2019
maio 17, 2019
março 28, 2019
Cerva nos Eixos: cervejarias unidas em evento independente

Evento criado e organizado pelas próprias cervejarias, o Cerva nos Eixos promete levar ao público os melhores rótulos brasilienses. Uma boa dica para o mês da

outubro 15, 2019
BBFH 2 anos: é hora de festejar!

  BBFH: 2 anos e

outubro 4, 2019
Giro Cervejeiro#13 – Rolling Wheels Craft Beer

  LayBack promove o seu 1º Festival de Cerveja Artesanal   Que tal unir o charme da orla do lago ao prazer de degustar boas cervejas? O LayBack Park, complexo de entretenimento

setembro 27, 2019
Growleria Brasília: a estação da boa cerveja

A Growleria Brasília dispõe de 10 taps, todas com sistema de contrapressão. Assim, é possível encher o growler sem perda de aroma, sabor, espuma ou carbonatação.

julho 26, 2019
Sexta edição do BBFH em clima de rock

A sexta edição do BBFH apresenta um tributo ao Dia Mundial do Rock, com shows das melhores bandas covers e, é claro, dezenas de rótulos cervejeiros

julho 11, 2019
Wonderland Brewery aterrissa na capital federal

Viver no mundo de Alice significa, na acepção popular, fugir da realidade.

julho 8, 2019
Catarinafest dá destaque às cervejas artesanais

  O Pavilhão de Eventos do Parque da Cidade recebe, de

julho 4, 2019
Festival PiriBier completa 5 anos

Está tudo pronto para mais um PiriBier. O festival comemora seus cinco anos trazendo, entre as atrações, shows musicais, palestras, harmonizações e mais de 200 rótulos

junho 18, 2019
Novidade em Brasília: Metanoia Tap House

Brasília recebe mais uma opção para degustar cervejas artesanais:

maio 17, 2019
Quinta edição do BBFH celebra o Saint Patrick’s Day

O BBFH ocupa o shopping Pier 21 trazendo rótulos de cervejarias locais, nacionais e internacionais. A extensa programação inclui shows, workshops, corrida cervejeira e lançamento do

março 28, 2019
Cerva nos Eixos: cervejarias unidas em evento independente
2
BBFH 2 anos: é hora de festejar!
0
Giro Cervejeiro#13 – Rolling Wheels Craft Beer
0
Publican: o templo das boas cervejas faz 2 anos
0
Growleria Brasília: a estação da boa cerveja
3
Sexta edição do BBFH em clima de rock
0
Cervejaria Inocente: uma nova marca brasiliense
0
Wonderland Brewery aterrissa na capital federal
0
Catarinafest dá destaque às cervejas artesanais
0
Festival PiriBier completa 5 anos
0
Novidade em Brasília: Metanoia Tap House
0
Quinta edição do BBFH celebra o Saint Patrick’s Day
0

Solverwp- WordPress Theme and Plugin