A Mad Dwarf Tap House Brasília já tem data marcada para a sua inauguração: 12 de janeiro. Uma notícia e tanto para os cervejeiros brasilienses, que agora podem desfrutar da primeira grande franquia a ser aberta em 2019 na capital.
A matriz fica em Joinville, um brewpub com 40 torneiras. Por aqui, os brasilienses poderão desfrutar de uma versão “pocket”, uma tap house com 23 opções plugadas, sendo 15 reservadas a rótulos exclusivos do “Anão Maluco” e de parceiros, como a Taberna MF, de Gramado (RS).
Nos primeiros dias de funcionamento, excepcionalmente, a tap list será composta apenas por cervejas da marca, para que o público possa conhecer as criações dos mestres-cervejeiros Eleniton Baretta (Pito) e Beto Felippe.
Posteriormente, cinco torneiras serão de rótulos brasilienses e dois de espumantes.
Variedade
A casa, que vai funcionar no Setor de Indústrias Gráficas, é comandada pelos sócios Fabiano Silva e Guilherme Moreira. “Somos cervejeiros caseiros desde 2013, mas começamos a brassar juntos a partir de 2015. Pensamos em abrir nossa própria fábrica, mas seria um processo muito complicado e partimos para outro caminho”, conta Fabiano. “Então, conheci a Taberna MF, parceira da Mad Dwarf, e fiquei impressionado. Em fevereiro do ano passado fomos conferir as unidades da MD no sul do País. Achamos o sistema bacana e as cervejas sensacionais”.
Segundo o empresário, a marca tem 100 cervejas registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Dessas, ficarão disponíveis em Brasília mais de 30 variedades de brejas, que vão se revezar nas torneiras.
Surpreenda o seu paladar
Na tap house, o objetivo é surpreender o paladar. Será possível encontrar desde estilos clássicos, como German Pilsner, até sour beers. Mas o grande atrativo fica por conta de cervejas que não se encaixam nos padrões dos guias Beer Judge Certification Program (BJCP) e Brewers Association (BA).
Pito e Beto Felippe preferem “brincar” nas receitas e inovar, mesmo que fujam dos parâmetros previstos nos estilos catalogados. A ideia é oferecer aos consumidores novas experiências.
Quando for à Mad Dwarf, aproveite para degustar a Juicy IPA com frutas vermelhas (um “escândalo” de sabor), a Saint Pito (Summer Lager com duplo dry hopping), a MD Belgian Peach Juicy IPA (IPA fermentada com levedura trapista e adição de polpa de pêssegos) e a MD Tripel 2016 – Carvalho Francês (Tripel envelhecida em carvalho francês).
Também vale provar o rótulo elaborado pelos próprios sócios Fabiano e Guilherme: a V2 Taurus, uma American Pale Ale feita com lúpulos Taurus – para amargor – e Citra (usada no dry hopping).
“Futuramente vamos destinar uma torneira a algum cervejeiro caseiro que queira colocar seu produto ao crivo do público. Neste caso, naturalmente, a cerveja não poderá ser vendida”, informa Guilherme.
Ambiente intimista
O serviço da Mad Dwarf é simples: o cliente pede seu chope diretamente no balcão. Como o modelo da franquia não prevê cozinha própria, serão oferecidos alimentos que não necessitam de preparo, como amendoim torrado, frios e pães artesanais recheados.
Além disso, estão sendo negociadas parcerias com estabelecimentos vizinhos, caso os clientes queiram pedir opções quentes. Eles também terão liberdade de utilizar o sistema delivery de sua preferência. A tap house comporta 24 pessoas sentadas na área interna e 60 na área externa.
Para quem desejar levar o Anão Maluco para casa, serão disponibilizados souvenirs da marca, como bonés, camisetas, growlers de cerâmica, entre outros.
E por falar em growler, um dos projetos dos sócio-proprietários é oferecer o delivery dos chopes em pets descartáveis. Para isso, irão adquirir um equipamento para encher o recipiente na contrapressão.
O local vai contar com som ambiente, na altura adequada para um bom bate-papo. Música ao vivo também está nos planos dos sócios da franquia, mas algo mais intimista, com voz e violão.
Cursos para cervejeiros
No subsolo da Mad Dwarf Brasília encontra-se a câmara fria, com temperatura rigorosamente controlada. Há, ainda, o lounge, que será destinado, posteriormente, a workshops de harmonização e outros cursos voltados à cerveja artesanal.
O espaço também poderá ser alugado para eventos corporativos. A previsão é que o lounge funcione a partir de março ou abril.