Sexta é dia de reunir amigos e tomar “umas”, certo? Mas nada de exageros! É hora de fazer jus ao lema “beba com moderação”, no Dia Internacional do Consumo Responsável (16 de setembro). A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), de olho na data, lança, esta sexta, a campanha Conte suas doses, que visa informar sobre os riscos do consumo excessivo de álcool por jovens maiores de 18 anos.
A partir do dia 16, será veiculado, no canal da CervBrasil no YouTube, um vídeo (http://goo.gl/1lyNaS) cujo início lança uma pergunta provocativa: “Quantas doses você vai beber hoje?”. Em seguida, o internauta é instruído a escolher entre uma e nove doses, utilizando os números do teclado ou as orientações na tela do vídeo; então, vê o que acontece com o personagem, de acordo com a sua opção.
A situação muda de acordo com o efeito causado pela quantidade de álcool no organismo, passando de um simples momento de alegria na balada, até o black out (amnésia decorrente da ingestão exagerada, podendo gerar situações constrangedoras).
#BoraContarUma
O filme para a campanha – hashtag #BoraContarUma –, de um minuto e meio de duração, destaca-se pelo enredo dinâmico e interativo, fruto da parceria das agências de publicidade The Aubergine Panda e Lynx.
Marcos Alberti, responsável pela direção e fotografia, optou pela câmera subjetiva, cujo olhar e movimentos são do próprio personagem. Tal recurso cria um mecanismo de identidade e proximidade com o protagonista. Para uma campanha que visa conscientizar os jovens sobre o consumo moderado e inteligente de bebidas alcoólicas, a estratégia parece certeira.