Tradicional vidro de conservas da Hemmer se torna copo para apreciadores de cervejas
Levar a qualidade já reconhecida nos alimentos para a cerveja artesanal é um desafio que a Hemmer, empresa centenária de Blumenau (SC), está encarando de frente. Os seis rótulos da linha lançada em outubro de 2016 já estão no mercado. Além de taças e copos de cristal exclusivos para cada estilo, agora a linha ganha um reforço divertido: um copo no estilo masor jar, em que os apreciadores poderão beber as cervejas no tradicional vidro de conserva da companhia. A novidade será apresentada no Festival Brasileiro da Cerveja.
Elisandro Nunes da Rosa, gerente comercial da Hemmer, comenta que a ideia alia história, evolução e tendência de mercado. “Esse estilo de copo já é muito utilizado em eventos de cerveja artesanal fora do Brasil. Então pensamos: somos referência em conservas, todos conhecem o nosso vidro. Por que não brincarmos com isso? O resultado ficou divertido e temos certeza que vai fazer sucesso”, conta.
Durante o Festival, que começa amanhã (8) e vai até sábado (11), os copos estarão à venda no estande da companhia e na loja exclusiva, que fica no Empório Vila Germânica. Depois, estarão disponíveis para os pontos de vendas e no e-commerce.
Linha de cervejas
A atual linha de cervejas da Hemmer conta com seis estilos:
- 1915 (Pilsen): uma cerveja clara e refrescante, com notas maltadas e leve amargor.
- 100 Anos (Pilsen Extra): Lager extra com personalidade de malte e amargor moderado.
- Angela (Witbier): cerveja de trigo estilo belga, com notas cítricas no aroma e leve condimentado no sabor.
- Blumenau (IPA): com lúpulos americanos e aromas cítricos e amargor pronunciado.
- Emma (Weizen): tradicional cerveja de trigo com origem na Baviera. Tem aroma frutado, remetendo a cravo e banana.
- Heinrich (Strong Golden Ale): cerveja belga com potência alcoólica, leves notas frutadas e condimentadas de fermentação.
Restaurante de Blumenau terá sequência de comida alemã durante o Festival Brasileiro da Cerveja
Quem visita Blumenau, geralmente tem muita curiosidade sobre a gastronomia da região. Inspiradas pelas receitas alemãs trazidas pelos imigrantes, as iguarias são muitas e o tempo geralmente não permite que todas sejam degustadas individualmente. Para oportunizar que os turistas e moradores da região possam apreciar todas elas, o Eisenbahn Bierhaus terá uma programação especial durante o Festival Brasileiro da Cerveja. De 8 a 11 de março, das 18h às 23h30min, a casa oferece o Festival Sabores da Alemanha.
Em formato de buffet, serão disponibilizados mais de 20 pratos. Entre eles estão: goulash com spatzel, eisbein a pururuca, eisbein cozido, cubos de kassler ao molho curry, pastéis de marreco e provolone, bratwurst e weisswurst (salsichas) e hackepetter. A linguiça Blumenau é outro destaque do buffet, que é servida frita e como ingredientes de croquetes e coxinha.
O valor é de R$ 38,90 por pessoa e cada um pode se servir quantas vezes quiser. Todos os chopes da Eisenbahn também serão servidos em dobro durante o período.
A ideia, de acordo com Eduardo Evers, é oportunizar uma experiência gastronômica que mostre desde os itens mais tradicionais até leituras contemporâneas dos ingredientes. “Sem ter que optar por um prato ou outro, o visitante pode provar um pouco de tudo o que a nossa gastronomia oferece”, comenta. Ele afirma que, se a aceitação do Festival de Sabores da Alemanha atingir as expectativas, ele será repetido de acordo com o calendário de eventos da cidade.
Além da programação especial à noite, a casa segue com os almoços durante o Festival Brasileiro da Cerveja. De segunda a sexta, o buffet é servido das 11h30min às 14h30min. Além de uma opção típica, cada dia a casa apresenta uma iguaria da gastronomia nacional. Às quintas-feiras, por exemplo, a feijoada faz parte do buffet. Já às sextas, a tradicional vaca atolada é uma das opções.
Aos sábados, a gastronomia típica é a estrela. Cerca de 10 pratos germânicos estão disponíveis no almoço.
O Eisenbahn Bierhaus fica no andar superior do Eisenbahn Biergaten, o setor 4 do Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Reservas podem ser feitas pelo (47) 3335-3169.
Cerveja Blumenau levará 12 receitas experimentais para o Festival Brasileiro da Cerveja
A Cerveja Blumenau já está com os preparativos a todo vapor para o maior evento cervejeiro do país. O Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece de 8 a 11 de março em Blumenau, será este ano um laboratório para a marca. O público poderá apreciar 12 receitas experimentais criadas pelo time de especialistas para surpreender os paladares dos visitantes.
A estratégia, de acordo com o mestre cervejeiro da Cerveja Blumenau, Fernando Lapolli, é aproveitar o calendário para mostrar a criatividade da marca. “Teremos também um lançamento para o nosso mix. Mas decidimos apostar nas experimentais para promover uma experiência diferente para quem estiver no evento”, comenta ele.
Das 12, cinco são versões da Catharina Sour. A Sun of a Peach, com pêssego, já faz parte do mix da marca e recebeu medalha de prata no Australian International Beer Awards em 2016. Para o Festival Brasileiro da Cerveja, serão apresentadas receitas com caju, abacaxi, blueberry, manga e maracujá.
Outros estilos são: Dark Lager, Saison, Belgian Dark Strong Ale, Strong Golden Ale (com flor de sabugueiro), English Brown Ale (com avelã) e Belgian Pale Ale. Também será apresentada uma receita de Eisbock, uma cerveja que passa por um congelamento para concentrar o álcool. O teor alcoólico é de 14%.
RedCor amplia linha de produtos com quatro lançamentos no Festival Brasileiro da Cerveja
O Festival Brasileiro da Cerveja é um acontecimento muito especial para a RedCor. Os cervejeiros da marca, David Redmerski Júnior e Edvaldo Correia, levaram pela primeira vez a Ryequeoparta como cerveja caseira para Blumenau (SC) em 2014. Já em 2015 e 2016, como cigana, a receita esteve no Best of Show do Concurso Brasileiro da Cerveja, que elege as três melhores receitas inscritas. E, neste ano, uma estreia: será a primeira vez que a RedCor terá um estande exclusivo no evento.
No espaço, além da Ryequeoparta (Black Rye IPA) e Cumulus Lupulus (Juicy IPA), que já estão disponíveis para os pontos de vendas o ano inteiro, a marca apresenta mais quatro rótulos em garrafas: Intrigante (American Wheat com teor alcoólico de 5,1%),Yggdrasil (Saison com teor alcoólico de 5,9%), Cachimbo da Paz (Smoked IPA com teor alcoólico de 7,3%) e Pumpkinstein (Pumpkin Saison com teor alcoólico de 6,0%).
De acordo com David Redmerski Júnior, os lançamentos seguem a linha da RedCor. “São cervejas marcantes, diferentes do que o mercado está acostumado. Desde novembro de 2016, quando passamos a produzir na Cerveja Blumenau, temos ainda tecnologia de fabricação ao nosso favor. A expectativa é que, com esses seis rótulos em linha, a cervejaria atinja todo o Brasil e se fortaleça ainda mais como marca”, afirma.
A RedCor também aproveita o evento para mostrar ao público cinco experimentais. São elas: Belgian IPA, American Amber Ale (com Single Hop Centennial e casca de laranja), Saison (com manga e abacaxi), Dark Saison (com frutas vermelhas e carvalho) e Session IPA (com os lúpulos Equinox, Centennial e Chinook).