O Tribuna da Cerveja inicia, a partir desta semana, o Giro Cervejeiro. Aqui, publicaremos notícias rápidas sobre o que está rolando no mercado de cervejas especiais pelo Brasil afora. Cheers! 🙂
Bodebrown Beer Train celebra 20ª edição com nova cerveja
O Beer Train, que oferece degustação de cervejas artesanais a bordo de um trem, chega à sua 20ª edição em grande estilo, no dia 4 de março. Para marcar a data, será lançada nesta viagem uma nova cerveja, ainda mantida sob sigilo pela cervejaria Bodebrown.
A degustação acontece no passeio de Curitiba a Morretes, juntamente com outras criações da Bode, e de cervejarias convidadas, todas harmonizadas com uma seleção de pães e queijos.
O projeto é resultante de uma parceria com a Serra Verde Express. Ingressos a R$ 397 por pessoa, à venda no site: bit.ly/beertrain20. Há opção de parcelamento em três vezes sem juros.
O trem cervejeiro sai de Curitiba às 8h, após concentração na Rodoferroviária, a partir das 7h. O passeio, de 110 km de extensão, oferece uma vista ampla da Serra do Mar e passa por uma área preservada da Mata Atlântica.
A chegada em Morretes conta com tradicional almoço do litoral paranaense: o barreado. A refeição está incluída no preço, exceto as bebidas para acompanhar o prato. O retorno à Curitiba é feito de ônibus, com previsão de chegada às 17h.
Brasil e Chile assinam parceria para ensino sobre cerveja
O Science of Beer Institute, que promove cursos de formação profissional e inserção no mercado cervejeiro, realizou um acordo com o consagrado Instituto Cervezas de América, do Chile. A parceria visa incentivar o intercâmbio de conhecimento e promover a educação sobre a bebida na América Latina.
O curso de Sommelier de Cerveja a partir deste ano será lecionado em conjunto, contando com acadêmicos de ambas as instituições. “Esta forte união chega para coroar o atual momento da cultura cervejeira em ambos os países e estender o ensino de formação profissional voltado a este mercado para todos os latino-americanos”, aponta Amanda Reitenbach, diretora do Science of Beer.
A aliança pretende elevar a qualidade de ensino, promover intercâmbio de profissionais e levar a formação técnica para outros países da América Latina.
Para alcançar este objetivo, os profissionais do Brasil, que ocupa a terceira posição entre os maiores produtores do mundo, somam-se aos do Chile, que vem se credenciando, nos últimos anos, como um dos mercados cervejeiros mais promissores da continente.
RedCor Beer Day será no dia 11 de fevereiro em Maringá (PR)
Os apreciadores de cervejas artesanais comemoraram, quando a RedCor anunciou a produção continuada dos já premiados rótulos Ryequeoparta e Intrigante. Agora, a marca celebra o novo momento junto com o público da região onde surgiu, com o RedCor Beer Day.
O evento acontece no dia 11 de fevereiro no Ginásio da Unifamma, na cidade paranaense de Maringá, e vai reunir, além da bebida, gastronomia e bandas de rock’n’roll.
Serão servidos seis rótulos da marca: Ryequeoparta, Cumulus Lupulus, Intrigante, Cachimbo da Paz, Pumpkinstein e Intrigante. Outras cervejarias também estão confirmadas. Rótulos da Cerveja Blumenau, Itajahy, Swamp, Cathedral, Araucária e Éden estarão disponíveis no evento.
A gastronomia fica por conta dos food trucks Delícias & Cia, Boteco do Neco e Boi da Cara Preta. Três bandas completam a programação, que vai das 11h às 21h: DJ Rufhinho, Kicking Bullets e Ricardo Michels Acústico.
Ingressos à venda a R$ 20 e R$ 10 (meia), pelo site www.bit.ly/RedCorBeerDay.
Itajahy prepara lançamentos para o Festival Brasileiro da Cerveja
A cervejaria Itajahy, surgida em 2014, prepara uma expansão geográfica dos seus pontos de vendas. Além de intensificar a atuação no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, os rótulos devem chegar a outros estados brasileiros ainda no primeiro semestre.
A linha também vai aumentar. Hoje com seis rótulos, a marca deve lançar mais três no Festival Brasileiro da Cerveja, que vai de 8 a 11 de março, em Blumenau (SC). No estande da Itajahy os visitantes também poderão provar três experimentais que, segundo o cervejeiro Alexandre Mello, também têm potencial para entrar para a família de produtos.
“Este será um ano muito importante para a Itajahy. Temos o desafio de expandir mantendo a nossa essência, que está ligada à qualidade dos produtos, inovação nas receitas e fortalecimento da identidade de Itajaí (SC)”, ressalta Mello.
Para manter o crescimento com qualidade e agilidade nas entregas, a marca passa a produzir as garrafas na Cerveja Blumenau. A produção de chope segue em Itajaí, na sede da cervejaria, onde também serão produzidos chope e garrafa para ciganos.
Entre as premiações recebidas pela Itajahy nos últimos anos, duas se destacam para o cervejeiro: o ouro da Brava Pale Ale por dois anos consecutivos no Concurso Brasileiro da Cerveja e o quarto lugar da Itajahy Porter no Best of Show do 9º Italian Beer Festival.