Algumas empresas têm apostado na criatividade e em novos modelos de negócios para inovar e se sobressair no mercado. O colaborativismo é um exemplo e tem se tornado uma tendência mundial. Dentro desta perspectiva, a loja Mercearia Asa Norte, que terá inauguração oficial neste sábado, parece mesmo um negócio promissor. Ali, vários expositores – todos ligados à gastronomia – compartilham o mesmo espaço, vendem seus produtos e parte da renda vai para os sócios da loja. Detalhe: tem um cantinho reservado só pra cervejas especiais. Gostou?
Pois então: além das cervejas, tem espaço para vinhos, cafés, pães, doces, congelados, quiches, tortas e outros itens exclusivos e artesanais, a maioria de produtores do Distrito Federal.
“Aqui é uma mercearia, só que colaborativa. O conceito dela é que pequenos produtores aluguem nichos e vendam seus produtos pelo preço que estipular”, esclarece o chef André Batista, um dos sócios do empreendimento juntamente com o casal Gustavo Bill e Carol Mullets. “Pegamos uma parte da venda, que é 19%. Mas é a gente que arca, por exemplo, com manutenção, taxas de cartões, esse tipo de coisa”.
Produtos diferenciados
Quem passar pela loja, poderá encontrar marcas como Cacciatore Charcutaria; República do Cacau; Pães do Éden; Amazon Doces; o famoso Kraeuterkaese, queijo fundido de Pomerode; pães de queijo caipira da Cambuquira; limoncello e congelados da Villa Tevere; biscoitos da Zeek Confeitaria inspirados em personagens de Star Wars; temperos e produtos do Empório Leninha Camargo; e até linguiça de pernil Sabará, que é defumada naturalmente e é disponibilizada nas versões com e sem pimenta.
Estes são apenas alguns exemplos. Vale citar, também, os molhos especiais Chef n’ Boss, como o Spicy Passion Mustard, Royal Masala Chutney, Country Buffalo Sauce, entre outras variedades, que podem dar um toque gourmet às receitas.
O ambiente é superintimista e acolhedor, com música agradável e, ainda, mesas e cadeiras para quem quiser bater um papo e tomar um lanche ali mesmo.
Cervejas selecionadas
Já pensou em tudo isso harmonizado com ótimas cervejas? Os cerca de 30 rótulos disponíveis são selecionadíssimos e alguns muito difíceis de encontrar mesmo nos melhores empórios. A curadoria é por conta do clube de cervejas por assinatura Oh! My Beer e os preços variam de R$ 24 a R$ 130.
Entre as opções, estão a norte-americana Caldera Amber Ale; Way Eat Me, de estilo Saison; Dádiva Golden Stout, feita com infusão de café; Founders Dirty Bastard, de estilo Strong Scotch Ale; Juan Caloto Michelada Bill, inspirada no estilo Gose, entre muitas outras.
Segundo André Vasquez, sócio do Oh! My Beer juntamente com Marina Cavechia, a Mercearia é uma boa oportunidade para os clientes terem acesso a rótulos exclusivos, sem necessariamente estarem associados a um clube de cervejas. “Ao mesmo tempo, as pessoas podem conhecer o clube e até virem a se tornar assinantes”, acredita.
A ideia é realizar, periodicamente, harmonizações das cervejas com os produtos gastronômicos oferecidos na Mercearia. “Nossa intenção é disponibilizar chopes especiais por aqui semanalmente e, no último sábado de outubro, pretendemos fazer nossa Oktoberfest”, anuncia.