Fazer cerveja em Brasília está cada vez mais fácil. Até há pouco tempo, somente a Candango Bräu, no Lago Norte, e sites especializados em insumos cervejeiros dispunham dos ingredientes para a produção da bebida mais apreciada pelos brasileiros. Posteriormente, surgiu o Point do Cervejeiro, no Sudoeste; já no dia 25 de junho, moradores de Águas Claras passaram a contar também com um fornecedor de malte, lúpulo, leveduras e equipamentos: a Fábrika da Cerveja, dos irmãos Robson, Ricardo e Wagner Coutinho.
O barato do lugar, que fica no Shopping One, na Avenida Castanheiras, é o clima totalmente informal e prazeroso, tal qual todo ambiente cervejeiro deve ser. Os donos, assim como seus clientes, gostam de fazer cerveja em casa e passam sua expertise para neófitos e veteranos na arte da brassagem. Entre os equipamentos disponíveis na loja estão itens básicos para montar o kit cervejeiro, como panelas, termômetro, filtro, escumadeira, balde, airlock, schiller, densímetro, entre outros.
Variedade
Para a alegria dos “paneleiros”, a casa dispõe de 28 tipos de malte fornecidos pela Agrária – distribuidor da marca alemã Weyermann – e pela Bestmalz, além, é claro, de um variado aporte de fermentos e lúpulos, tanto os com características mais aromáticas quanto aqueles com maior quantidade de substâncias de amargor.
Os que não têm tanta experiência na produção caseira podem recorrer, ainda, aos extratos de malte, que permitem um processo de fabricação mais simples. “Temos também o software BeerSmith, que ajuda o cervejeiro a ajustar sua receita”, afirma Robson Coutinho. “Muita gente recorre à Internet para pegar receitas e iniciar a produção, mas nem sempre elas são confiáveis. Daí, auxiliamos o cliente a fazer os ajustes necessários, com o uso do software”.
O estudante Rafael Cli, morador de Águas Claras, iniciou na arte cervejeira há cerca de 3 meses e foi à Fábrika recentemente para comprar insumos para a produção de sua quinta cerveja, uma Red Ale. “Na época que comecei a produzir, havia adquirido um kit básico, incluindo uma panela de 38 litros”, lembra. “Minha primeira tentativa foi uma Dunkel, mas não deu muito certo. As outras – uma Pale Ale com hortelã, uma Stout com rapadura e uma Tripel – ficaram muito boas. Sempre fiz em meu apartamento, utilizando um fogão comum”.
Bate-papo com cerveja
Conversa vai, conversa vem, nada melhor que bater um papo com o copo cheio. “Não somos um pub e nem é este o nosso foco, mas temos aqui 80 rótulos de cerveja. Muitos clientes compram os insumos e aproveitam para sentar, beber um pouco e conversar sobre cervejas”, diz Ricardo Coutinho.
A novidade fica por conta da chopeira com três torneiras, que a loja acabou de adquirir, além de growlers e a máquina para enchê-los em sistema de contrapressão. E aí? Que tal ir à Fábrika agora? A casa funciona das 14h às 18h na segunda, das 14h às 22h de terça a sexta, e das 9h às 18h aos sábados.