No último sábado, dia 18 de novembro, jornalistas e formadores de opinião estiveram reunidos para um tour à fábrica da Stadt Cervejaria, em Luziânia (GO).
Na ocasião, o mestre-cervejeiro Eduardo Neves acompanhou os visitantes e apresentou as instalações, detalhando o passo a passo da produção da cerveja.
Foram explicadas noções básicas sobre os ingredientes cervejeiros. Os participantes puderam experimentar alguns tipos de malte e sentir o aroma de alguns lúpulos utilizados nas receitas dos rótulos Stadt.
Conceitos como mostura, whirpool, fermentação, maturação e dry hopping foram, aos poucos, se tornando familiares àqueles que não conheciam o processo produtivo de uma cervejaria.
Envase
Neves esclareceu uma das dúvidas mais comuns acerca do tema: afinal, a fonte da água faz ou não diferença na qualidade do produto? “Antigamente, havia interferência no resultado da receita. Hoje, as cervejarias dispõem de métodos para ajustar a água de acordo com o perfil desejado para a cerveja”, explicou.
Segundo o mestre-cervejeiro, a cada brassagem a Stadt produz de 2.500 a 5 mil litros de cerveja e toda a fábrica tem capacidade para até 100 mil litros/mês.
Os visitantes puderam ver, em primeira mão, a máquina de envase, que pasteuriza a cerveja e envasa 5 mil garrafas por hora. O equipamento está em fase final de testes e deve, em breve, envasar dois rótulos produzidos pela Stadt: Monumental (American IPA) – em garrafas de 600 ml – e Capital (Pilsen) – em garrafas de 600 ml e 355 ml.
Renovação da marca
Marc Cunha, sócio-proprietário da Stadt Cervejaria, falou sobre a renovação da marca e sua identidade com Brasília. “Queremos oferecer ao público uma experiência cervejeira e, do mesmo modo que o vinho, incentivar a harmonização da bebida na gastronomia”, afirmou.
Para colocar em prática esse conceito, Andrea Sousa, beer sommelière da Stadt, formada pelo Instituto da Cerveja Brasil, comandou uma pequena harmonização de petiscos com os rótulos Brasília (Lager), Delirius (Belgian Strong Ale) e Monumental (IPA). “A cerveja tem uma grande variedade de aromas e sabores, dando a possibilidade de criar mais experiências degustativas e aromáticas que outras bebidas”, pontuou.
Atualmente, os chopes Stadt podem ser encontrados em mais de 30 pontos de venda no Distrito Federal.