Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Casa Olec recebe o Delas Beer – Sim, nós fazemos!, no próximo sábado, dia 24.
O evento, realizado pela AcervA Candanga com apoio do grupo cervejeiro feminino Däs Könfrädessäs, Papo de Sommelière, entre outros, faz parte da programação da Pink Boots Society, entidade internacional que organiza ações para a promoção da mulher no mercado cervejeiro.
Pink Boots
Todos os anos, a Pink Boots incentiva mulheres a fazer uma brassagem no dia 8 de março – a chamada “Pink Boots Collaboration Brew Day” –, com um estilo escolhido pela instituição.
Se não for possível no dia 8, sugere-se a data mais próxima possível. No caso de Brasília, a ideia era evitar o choque de datas com o Festival Brasileiro da Cerveja ou as comemorações de St. Patrick’s Day, daí a opção pelo dia 24.
Desta vez, a Pink Boots não especificou o estilo, deixando-o à escolha das cervejeiras. Apenas sugeriu a utilização de um blend de lúpulos: Palisade, Simcoe, Mosaic, Citra e Loral.
Palestras, degustação e boa música
Para iniciar a programação do Delas Beer, as cervejeiras resolveram brassar uma New England IPA, uma variação da American IPA com aparência turva e extremamente lupulada. Serão usados na ocasião os lúpulos Simcoe, Mosaic e Citra.
Enquanto a brassagem ocorre, várias atividades estão programadas, como palestras, shows e harmonização e degustação de cervejas. O “rango” fica por conta dos foodtrucks.
Para animar a tarde dos cervejeiros, muita música boa com o projeto Woman in Rock e a banda Maria Vai Casoutras.
Atuação feminina
Segundo a sommelière e chef de cozinha Bárbara Soares, o evento é importante para reforçar a atuação feminina na cena cervejeira. “Hoje temos vários exemplos no âmbito nacional de sommelières e mestres-cervejeiras atuando em diversas frentes”, afirma.
Durante o Delas Beer, Bárbara comanda um bate-papo sobre harmonização e promove a degustação de alguns produtos de sua linha gourmet feitos com cerveja. “Também iremos degustar cervejas artesanais locais”, conta. “A intenção é fomentar a cena cervejeira, levando mais conhecimento e esclarecimento ao público em geral”.
Confraria
Vanessa Rocha, que integra o grupo Däs Könfrädessäs, considera uma grande honra participar do evento, pois é uma forma das mulheres mostrarem seu valor como profissionais no ramo da cerveja. “Esse tipo de iniciativa contribui para agregar valores como união e igualdade, não só no meio cervejeiro, como também na sociedade como um todo”, destaca.
Däs Könfrädessäs é uma confraria feminina de sommelières, homebrewers e entusiastas da bebida. O grupo organiza confraternizações e participa continuamente de eventos cervejeiros na capital federal. “Nosso intuito é promover a amizade e celebração em torno da cerveja”, pontua Vanessa.
Quebrando paradigmas
Para Flávio Barboza, presidente da AcervA Candanga, eventos como o Delas Beer ajudam a quebrar o falso paradigma de que mulher e cerveja não combinam. “Pelo contrário, temos muitas mulheres que são grandes profissionais no ramo cervejeiro, gostam de cerveja e fazem cerveja”, frisa. “Apesar disso, ainda existe muita discriminação e machismo, infelizmente”.
Flávio ressalta que o mérito do Delas Beer é todo das mulheres, que comandaram a organização do evento e serão protagonistas em toda a programação.
Para o presidente da AcervA Candanga, o público feminino sabe se unir como ninguém em torno de uma causa. “Juntas, elas são imbatíveis”, conclui.
PROGRAMAÇÃO
10h – Início
10h15 – Brassagem
11h – Roda de Conversa: Pink Boots e a Mulher no Mercado Cervejeiro
Convidada especial: Grace Ghesti
12h30 – Harmonização e degustação
14h – Banda Woman in Rock
15h30 – Mesa-redonda: Violência contra a Mulher
Coordenação: CFEMEA e Secretaria de Segurança Pública
16h30 – Banda Maria Vai Casoutras
18h – Encerramento