O Empório Iracema, na noite da última quinta-feira, ficou lotado, para o evento de lançamento do primeiro rótulo da DecoBier, uma American Pale Ale. A marca foi criada por André Valois, consultor em gerenciamento de projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e um dos sócios da cervejaria Valkyrja, grande vencedora do X Bier Hub Festival.
Foi produzido um lote limitado, de 300 litros, que deverá estar disponível, além do Empório Iracema, no restaurante Trow Parrilla & Beer, do Lago Norte. Em breve, outros bares e empórios do Distrito Federal também deverão receber a novidade.
A cerveja
A APA da DecoBier apresenta cor âmbar, espuma cremosa e persistente. De corpo médio, a cerveja tem 35 IBU, com amargor agradável, notas florais e aroma que remete a frutas tropicais, intensificado pela técnica de dry hopping.
A potência aromática dos lúpulos norte-americanos contrasta-se ao dulçor do malte, também bem perceptível no paladar. Uma cerveja bastante equilibrada e de alta drinkability. O teor alcoólico é de 5,7%.
Durante o evento, a breja pôde ser degustada com espetinhos e bruschettas feitos à base de ingredientes nobres, como queijo de cabra boursin e presunto parma.
Fase de expansão
André foi apresentado ao mundo das cervejas especiais após uma estada de um ano no Canadá. “Visitei diversos brew pubs na rota Montreal-Quebec”, conta.
Posteriormente, começou a ler obras sobre o assunto, já pensando em se tornar sommelier. Então, conheceu os irmãos Luis Henrique e Jorge Rafael Souza, da cervejaria Valkyrja, passando a ajudá-los no marketing e gestão da empresa.
Especializada em rótulos da escola belga, a Valkyrja produz os estilos Witbier, Blond Ale, Belgian Pale Ale, Belgian Tripel e Belgian Dark Strong Ale. “Como gosto muito das cervejas inglesas, veio a ideia de uma marca que fizesse tanto rótulos da escola anglo-saxônica quanto da norte-americana. Daí surgiu a DecoBier, que agora integra a linha de produtos da Valkyrja”, detalha André. Irish Red Ale e IPA estão entre os próximos estilos a serem desenvolvidos na cervejaria.
Segundo ele, Luis Henrique é o mestre-cervejeiro responsável pelo desenvolvimento das receitas da nova marca. “Como sócio, eu também acabo ajudando na produção e faço muita análise sensorial, até que a cerveja atinja a qualidade pretendida”, explica André, que será um dos alunos do curso de sommelier de cervejas do Instituto da Cerveja Brasil, em Brasília.
De acordo com o consultor da FGV, a Valkyrja encontra-se em fase de expansão. “Com a chegada, em breve, dos novos equipamentos, a expectativa é chegar a mais de 1.000 litros/mês”, revela. Atualmente, a cervejaria produz 650 litros/mês.