Várias das microcervejarias de sucesso espalhadas pelo país, como DUM, 2Cabeças, Júpiter e Dogma, começaram seu negócio de forma caseira, utilizando panelas. Com a Corina também não foi diferente. Para passar um pouco de sua expertise adquirida em anos se experiência, estudos e cursos, a Corina irá abrir as portas de seu galpão, a fim de ensinar os segredos da arte da produção de cerveja em casa.
O primeiro curso – voltado para iniciantes – está marcado para o dia 23 de outubro, com 10 vagas. O investimento é de R$ 350 e inclui, além do aprendizado, almoço, beer breaks, camiseta e apostila.
Os alunos irão aprender todo o conteúdo necessário para fazer suas próprias brejas na panela. Durante o curso serão abordados os seguintes itens: ingredientes da cerveja, formulação de receitas, métodos de brassagem de cerveja caseira, etapas da produção e avaliação sensorial.
Testando receitas
Apesar de hoje em dia ser uma cervejaria, a Corina tem uma ligação muito forte com os cervejeiros caseiros, já que muitos de seus membros praticam essa arte. Além disso, mesmo produzindo em fábrica, a maneira mais prática para a Corina testar suas receitas é a panela, tendo passado por ela um de seus dois rótulos atuais e uma das medalhistas de bronze no último concurso nacional de cervejas caseiras.
Vale destacar que o hobby de produzir a bebida em casa adquire cada vez mais adeptos no Brasil. Em Brasília, a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Distrito Federal (AcervA Candanga) computa cerca de 150 membros e o número de associados cresce a cada ano.