O blog Tribuna da Cerveja chegou para ampliar o leque de informações sobre a cultura cervejeira e a gastronomia, com foco principal nos acontecimentos do Distrito Federal. Afinal de contas, o mercado cervejeiro brasiliense já se encontra a pleno vapor, com uma infinidade de casas especializadas em cervejas especiais, muita gente interessada em empreender no ramo e pessoas que gostam de elaborar suas próprias brejas em casa. Isto sem contar os cursos e eventos do setor, que se multiplicam em velocidade impressionante, para a alegria da turma do “beba menos, mas beba melhor”.
Aqui, neste espaço virtual, os internautas terão a oportunidade de conhecer points legais para degustar a sua “cerva” preferida, cervejeiros da capital, informações fresquinhas e, ainda, a seção Novos Sabores, que traz notícias de gastronomia, com liberdade para abordar outras variantes, como cafés, vinhos e destilados. O motivo? O conhecimento mínimo de outras bebidas ajuda na percepção mais apurada das características sensoriais das melhores cervejas. Então, relaxe, abra a sua breja predileta e curta bons momentos nesta Tribuna. Saúde!
Quem é esta ilustre que vos fala 🙂
Meu nome é Luciana Amaral. Sou jornalista, blogueira do Tribuna da Cerveja, cantora profissional e formada como beer sommelière pelo Science of Beer Institute. Esta foto diz muito mais do que aparenta. Há alguns anos, participei de um evento na capital federal sobre turismo em Campos do Jordão. Na ocasião, serviram uma bebida produzida nesta bela cidade do interior paulista, até então muito pouco ou completamente desconhecida em outros lugares: a Baden Baden Cristal. Foi meu primeiro contato com uma “puro malte” e considerei o sabor surpreendente. Lembro perfeitamente de um senhor comentando que não apreciava cervejas, mas aquela, de tão boa, merecia um bis.
Minha intenção aqui não é fazer propaganda da marca, mas, por ter sido ela a minha porta de entrada para o maravilhoso universo das cervejas gourmet, é inevitável citá-la. Hoje, já perdi a conta de quantos rótulos brasileiros e internacionais já tive a oportunidade de degustar, mas tenho um apreço especial pelo estilo American IPA, com sua dose generosa de lúpulo (chego a salivar, só de pensar… rsrsrs).
A foto acima refere-se à visita que fiz à fábrica da cervejaria em Campos do Jordão, no início de 2016. Por isso, foi um momento, sim, marcante. E é assim que funciona, mesmo. Toda cerveja especial carrega em si história, cultura, empreendedorismo e um prazer imenso em cada degustação. Se você ainda não provou, o que está esperando? Existem mais de 100 tipos catalogados pelo Beer Judge Certification Program, guia de estilos fundamental para todo estudioso de cervejas. Um deles, certamente, vai se adaptar ao seu paladar. Então, fica o meu convite: vamos sair da Matrix?