É hora de celebrar! Neste final de semana, dedicado ao Natal, vale a pena investir num cardápio selecionado e boas bebidas. Vinhos e espumantes hoje dividem espaço tranquilamente com as cervejas para harmonizar com a ceia.
As brejas, aliás, são extremamente versáteis nesse quesito e podem contribuir para que a variedade e riqueza de sabores presentes nos pratos tenham ainda mais destaque.
Segundo a beer sommelier Marina Cervi, da Mr. Beer, rede de franquias de cervejas especiais, existem quatro diretrizes de harmonização. “Os pratos delicados combinam com cervejas delicadas e alimentos robustos com cervejas robustas”, ensina.
Outra diretriz é por semelhança: “Pratos e cervejas possuem elementos comuns de aromas e sabores (doçura, acidez, aromas frutados, herbais, etc.)”. Pode-se também ousar um pouco mais e harmonizar por contraste. Neste caso, segundo Marina, os elementos da receita e da cerveja são opostos, como doçura e amargor, refrescância e picância, salgado e tosta, etc. “Por fim, há a complementação, quando a combinação gera um terceiro sabor”, explica.
Veja, a seguir, algumas dicas de rótulos para a harmonizar com cada iguaria:
BACALHAU
Para combinar com o sabor do bacalhau, a beer sommelier sugere a cerveja Du Bocq Blanche de Namur. A Witbier faz o corte de gordura pela carbonatação e acidez, além da complementação de sabores cítricos e condimentados. Outra sugestão é a Santa Muerte Session Ale. A cerveja é leve e refrescante, com notas de frutas cítricas provindas do lúpulo, também complementando o prato.
PERU
A Gauloise Blonde, uma Belgian Blond Ale, agrega à receita sabores e aromas frutados e de especiarias, além de leves notas florais, que harmonizam perfeitamente com os sabores suaves do peru. Já a Gauloise Ambree (Belgian Pale Ale) é uma opção menos complexa em aromas, que traz notas de malte mais evidentes, semelhantes às notas de caramelização de tosta (da pele/casca) do peru. Outra sugestão é a Primator Weizenbier, que possui leveza e refrescância para equilibrar com a suavidade do prato. A harmonização se dá por semelhança, devido às notas de caramelização, e há complementação das notas de cravo e banana, trazendo um certo “tempero” para o prato.
CHESTER COM MOLHO DE GENGIBRE
A Caldera Ginger Beer harmoniza por semelhança, já que traz os sabores do gengibre e potencializa as notas dessa raiz no molho. A carbonatação, por sua vez, contrasta com a gordura, limpando o paladar para a próxima garfada. Já o leve dulçor da cerveja contrasta com o salgado do molho, equilibrando os sabores.
TENDER COM MOLHO DE ABACAXI
Essa carne de porco é mais gordurosa, com sabores complexos. Uma Belgian Dubbel, como a Gauloise Brune, nesse caso, é uma boa escolha, devido ao alto teor alcoólico e características de frutas passas, que vão complementar o sabor do prato. Harmonizam por semelhança as notas carameladas da cerveja e a tosta da carne. O contraste acontece com o corte da gordura pela carbonatação e pelo álcool. As notas frutadas do abacaxi na cerveja complementam as notas amendoadas e de frutas passas presentes no prato. Ocorre também a potencialização das notas condimentadas da cerveja e do cravo do tender.
RABANADA FRITA
Esta iguaria típica do Natal também harmoniza bem com a Belgian Dubbel, que tem teor alcoólico suficiente para limpar a gordura. Traz, ainda, a complementação das notas de frutas passas e especiarias para a receita.
NOZES, CASTANHAS E FRUTAS SECAS
A Santa Muerte Nut Brown Ale harmoniza muito bem com castanha do Pará, por conter notas semelhantes às castanhas. Também complementa as nozes e frutas secas com suas notas carameladas, achocolatadas, acastanhadas e tostadas.
RABANADA ASSADA
A Santa Muerte Nut Brown Ale também harmoniza com a rabanada por semelhança e complementação. Já a canela presente na iguaria agrega mais sabor à bebida.
PANETONES E CHOCOTONES
A mesma cerveja combina, ainda, extremamente bem com panetones e chocotones, devido ao leve dulçor e notas de chocolate. A Caldera Pilot Rock e a Stout Metal também são ótimas opções.