A rica variedade gastronômica da ceia de Natal pode ser uma boa fonte de inspiração para mestres-cervejeiros criarem brejas mais complexas ou que remetam a antigas tradições. A Bodebrown, de Curitiba, considerada uma das melhores cervejarias artesanais do país, pensou nisso e acaba de lançar a cerveja Speckulaas, uma ótima pedida para as festas de fim de ano.
O novo rótulo é inspirado numa bolacha natalina europeia, referente à tradição de países europeus em distribuir biscoitos para as crianças no Dia de São Nicolau (6 de dezembro). As iguarias são chamadas de spéculos na França, spekulatius na Alemanha e speculaas na Holanda. O termo em latim, spekulatius, refere-se ao uso de especiarias na receita, deixando um sabor bem característico.
Rica em especiarias
A Bodebrown conseguiu transformar o biscoito natalino numa cerveja repleta de notas aromáticas, com 7% de teor alcoólico e baixo amargor. A base é a Belgian Dubel e traz, ainda, ingredientes como açúcar mascavo, trigo e muitas especiarias, como canela, noz moscada, pimenta branca, pimenta preta, zimbro, cardamomo e casca de laranja.
No paladar, sabor maltado e notas de damasco, canela e uvas passas. No aroma, sobressai a bolacha, somada a notas sutis de frutas desidratadas e ameixa, bem como noz moscada cardamomo e canela.
A Speckulaas já pode ser encontrada na loja da fábrica da Bodebrown, em Curitiba, e em bares, empórios e lojas especializadas. Preço médio: R$ 28.