O recipiente onde a cerveja é acondicionada, se em lata ou garrafa, é um tema que divide opiniões. Muitos preferem a breja engarrafada, por achar que o material da lata pode influenciar negativamente no sabor. Uma Heineken enlatada é diferente daquela em long neck, por exemplo. Mas é justamente a garrafinha verde da marca holandesa que deixa a bebida propensa a adquirir um tipo de off-flavor. Neste caso, é um efeito proposital.
Afinal: qual recipiente conserva melhor o produto e não “rouba” suas características? Garrafa é melhor que lata ou o contrário? Para tirar essas dúvidas, a sommélier de cervejas da Mr. Beer, Marina Cervi, esclarece o que há de mito e verdade nessa história. Para ela, uma das vantagens da lata é que ela pode ser reciclada com facilidade, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Confira:
Cerveja de garrafa é mais gostosa que a de lata
MITO. O recipiente não interfere no sabor, pois tanto a lata como a garrafa não transferem sabores para a bebida. Antigamente isso poderia acontecer nas latas, já que ainda não existia uma tecnologia que impedisse a transferência de sabores metálicos do recipiente para o líquido. Hoje em dia, a lata possui, na sua parte interna, uma película que funciona como camada protetora.
Lata protege melhor contra a luz
VERDADE. A iluminação, natural ou artificial pode causar um defeito na cerveja chamado light-struck, que nada mais é que um aroma desagradável, muito associado com o cheiro de gambá. A lata, por não ser transparente, protege a cerveja do contato com a luz um pouco mais do que a garrafa. Garrafas de vidro marrom são um pouco mais protegidas desse problema do que outras. No geral, quanto mais escura a garrafa for, ou mais vedada por fora, mais protegida estará a bebida.
Lata gela mais rápido
VERDADE. Apesar de sua ótima proteção à luz, as latas de alumínio são mais vulneráveis às variações de temperatura. Gelar mais rápido pode ser uma vantagem para muitos. Porém, da mesma forma que ela gela mais rápido, ela também esquenta mais rápido. Por isso, deve-se tomar cuidado com as variações de temperatura, pois podem alterar o gosto da cerveja, se repetida diversas vezes.
O vencimento da cerveja de lata é menor
MITO. Para aumentar o prazo de validade da bebida, elas passam por um processo de pasteurização, que pode ser feito tanto na de lata quanto na de garrafa.