O cardápio é escrito com giz, numa lousa; o ambiente é simples, sem portões fechados ou ar-condicionado. Há mesinhas e cadeiras espalhadas, algumas ao ar livre, mesmo. Informal e deliciosamente convidativo, o bar 400quatrocentos é assim: sem frescuras ou salamaleques.
Localizado na 410 Norte, o estabelecimento, prestes a completar 1 ano, é um dos pontos de encontro mais procurados pelos cervejeiros de Brasília e reforça a tendência atual da Asa Norte em abrigar ótimas casas com opções de cervejas especiais. “A nossa proposta é ser um boteco com preço justo, sempre com variedades de cerveja artesanal, e dar um incentivo aos cervejeiros locais”, afirma o chef Tonico Lichtsztejn, que faz cerveja em casa para amigos e é sócio da Acerva Candanga.
Sabores de boteco
Adepto do movimento slow food, Tonico dá preferência a ingredientes locais, de pequenos produtores. Em algumas iguarias, ele utiliza itens do Cerrado, como a pimenta de macaco e a mangaba.
O 400quatrocentos, vale ressaltar, foi o ganhador no quesito “Melhor Petisco”, durante o 1º Prêmio Brasília Show Gastronomia. Basta provar, por exemplo, o croquete cremoso de panela – campeão de vendas –, o cupim assado sobre batatas temperadas e molho cremoso de chimichurri, o bolinho de tutu ou mesmo uma frugal coxinha de frango com tempero bem diferenciado, para entender o porquê da premiação. É para comer rezando!
Algumas receitas levam ingredientes cervejeiros, sendo mais um atrativo para harmonizar com boas cervejas: o croquete é empanado com farinha elaborada a partir da secagem e trituração do bagaço de malte – parte normalmente rejeitada do mosto cervejeiro, durante a fabricação da bebida –, enquanto o molho de pimenta oferecido com o petisco leva lúpulo e mangaba. Em datas comemorativas, como o Saint Patrick’s Day, o chef cria iguarias especiais, como a carne de panela com molho de cerveja ou o anel de cebola empanado com bagaço de malte.
Para harmonizar com os petiscos, confira as cervejas do dia – sim, porque os estilos e marcas não são sempre os mesmos. No dia em que o Tribuna da Cerveja esteve no bar, estavam engatados os chopes Green Cow IPA, da Seasons Craft Brewery, e Way APA, da Way Beer. Das brejas engarrafadas, era possível escolher desde uma Heineken ou Estrella Galicia, até a brasiliense Corina Linda, Leve e Solta – Pêiu Êiu, esta presença garantida em qualquer dia da semana no 400quatrocentos. Além disso, a casa também oferece cachaças – incluindo as artesanais – e vinhos nacionais.
Eventos
Outra característica do bar são os eventos, normalmente feitos em parceria com a Corina Cervejas Artesanais. Um exemplo é o Quarta Sem Juízo, realizado a cada 15 dias. O chef costuma criar sempre um petisco novo para a data, o qual é servido também ao longo da semana. A Kombi da Corina, por sua vez, fica estacionada ao lado do bar, vendendo os seus chopes. No último dia 17, Tonico preparou um bife de ancho com arroz biro biro.
Já no Dia dos Pais, a Corina disponibilizou, no 400quatrocentos, seis torneiras de IPA, para o evento IPA Pai: Lund IPA, Corina Conic, Bierland IPA, Schornstein IPA, MOA White IPA e Tupiniquim Citrus Bomb. “Esta parceria com o bar sempre serviu, para a gente, como um negócio complementar”, diz um dos sócios da Corina, Eduardo Golin. “Nos eventos não dá para disponibilizar apenas cervejas para consumo, mas não estávamos dispostos a executar a parte gastronômica. Então, o Tonico acabou por se tornar o nosso grande parceiro, pois tem essa proposta de fazer algo mais informal”.
Related posts:
No related posts.