Um dos grandes sucessos da Bodebrown, a cerveja Atomga – uma Russian Imperial Stout – ganha uma nova versão. Desta vez, foi feita sem repousar em barricas ou garrafas. Vale lembrar que a anterior era maturada em barril de carvalho francês e fazia parte da linha Wood Aged Series. Os rótulos Wee Heavy, Double Perigosa e Tripel Montfort também integram a série.
A receita é resultado do encontro dos irmãos Samuel e Paulo Cavalcanti, da Bodebrown, com os cervejeiros norte-americanos Chris Kirk e Joyce Tiller no verão de 2014, em Curitiba (PR). Na época, a dupla fazia parte da equipe da Great Divide – referência mundial em cervejas artesanais – e participou de uma edição do Beertrain. Trata-se de um encontro cervejeiro a bordo de um trem, que passeia pela Serra do Mar rumo a Morretes (PR). A atração é promovida pela Bodebrown e a Serra Verde Express. Kirk e Tiller fizeram diversas cervejas colaborativas na capital paranaense e, ainda, em Sorocaba (SP) e Bento Gonçalves (RS).
Mistura de ritmos e sabores
Segundo Samuel, a Atomga foi inspirada numa receita da Great Divide, a Yet. “Então, criamos uma versão nossa no formato colaborativo”, relembra. “Em seguida, fizemos uma viagem para Bento Gonçalves e, no caminho, escutamos muito o CD da banda Atomga, que eles haviam trazido. Assim como o som do grupo, que mistura estilos – rock, afro-jazz e outros –, nossa cerveja é uma viagem sensorial, mixando experiências curitibanas com a bagagem dos americanos”.
A bebida é extremamente complexa, com 10 graus de teor alcóolico, bem condizente a uma Russian Imperial Stout. Este estilo é assim chamado por ter sido criado na Inglaterra, mas voltado à exportação para a Rússia. “A Atomga traz desde os aromas e sabores de torrados e tostados, até uma presença de café, cacau e chocolate”, detalha Samuel.
A cerveja é bem encorpada, mas sem muito amargor. Nas brassagens criadas para a série Wood Aged, ela teve duas versões. Uma tinha adição de cacau, enquanto a outra levou cerejas. Desta vez, de acordo com Samuel, houve opção pela receita tradicional, bastante fiel ao estilo.