Os cervejeiros têm um ótimo motivo pra iniciar o fim de semana: nesta sexta, será inaugurado o Beer Club, na 403 Sul.
O bar, comandado pelos sócios Helius D’Agostini, Heber Brenner e Eduardo Meira, comporta até 200 pessoas e está abrindo no mesmo local onde funcionava o Empório Soares e Sousa.
A casa conta com quatro ambientes: um salão principal, uma sala privativa no subsolo para eventos particulares, um mezanino (salão superior) e a varanda biergarten, que é coberta.
Infusor de sabores
O Beer Club oferece alguns diferenciais que prometem agradar aos fãs de boas cervejas.
Uma das novidades é um infusor capaz de proporcionar novos aromas e sabores na bebida. O mecanismo, o primeiro no DF, já é amplamente utilizado em bares no exterior e também no Brasil, sendo batizado de “hopinator”.
O nome se deve à introdução de lúpulo no difusor, mas pode-se optar também por outros ingredientes, como um mix de frutas, por exemplo.
Self-service de chopes
Outro diferencial no Beer Club é o sistema myTapp, com 13 torneiras de chope plugadas para o cliente se servir na quantidade que desejar.
Para isso, basta adquirir um cartão pré-pago e utilizá-lo para desbloquear a máquina. Um sensor mede exatamente quantos mililitros estão sendo consumidos e os reais debitados no cartão.
Em cada torneira há informações sobre a cervejaria de origem, o estilo, características da cerveja, teor alcoólico e amargor.
Os preços estão dentro da faixa esperada para bares. O chope da Bierland Vienna, por exemplo, fica em R$ 4,20 a cada 100ml; já a Black Cat (Black IPA), da Invicta, sai a R$ 4,60 (100ml). Os rótulos, é claro, variam a cada dia.
A casa dispõe, ainda, de outros três taps, mas estes são controlados e servidos pelos próprios funcionários em pints de 300 ou 500ml.
Para privilegiar a cena cervejeira local, rótulos de Brasília estão plugados diariamente ao lado de nacionais e importados.
Além dos chopes, há mais de 150 cervejas em garrafa em estoque, seja para tomar na hora ou levar para casa.
Programa de litragem
Os clientes também podem se beneficiar do programa de litragem, acumular Beer Club Coins e trocar por brindes.
Estes variam de acordo com o cartão de consumo, dividido em três tipos ou “graduações”: Lupulus – para quem é iniciante no programa de litragem –, Golden Ale (intermediário) e Imperial Stout (avançado).
Shows musicais
A programação musical é outro destaque da casa, que tem um palco móvel já reservado para shows de bandas e DJs, de quarta a sábado.
No evento de inauguração desta sexta, Joe e Kiko Peres comandam um show acústico com o melhor do pop rock.
Experiência cervejeira
As cervejas são as estrelas da casa não apenas nos taps ou garrafas, como também na gastronomia e até nos drinks. Tudo para proporcionar uma experiência cervejeira completa.
Os clientes contam, inclusive, com a assistência de beer sommeliers experientes, formados por instituições reconhecidas na área.
Clássicos da mixologia ganham nova roupagem com a adição de cervejas de diversos estilos nas receitas. As criações são do mixologista Gustavo Guedes, uma das maiores referências na área em Brasília.
Já a parte gastronômica segue o conceito do beer cuisine, ou seja, todos os pratos levam cervejas no preparo. Quem assina o cardápio é o chef Gabriel Rogério, que também prestou consultoria a outro estabelecimento cervejeiro recém-inaugurado na capital, o Teta Cheese Bar.
“O Gabriel está muito feliz de estar fazendo esse projeto com a gente, pois pôde se aprofundar numa área com a qual não tinha tanta intimidade, o beer cuisine. Como nós temos conhecimento sobre cerveja e ele sobre gastronomia, foi um aprendizado mútuo”, afirma Eduardo.
“Queremos, aqui, não só oferecer cervejas de qualidade, como também estimular a parte sensorial relacionada à bebida”, completa Helius.
Segundo os sócios, o brasão do Beer Club reforça esse conceito. No centro, está a cruz de Brasília, presente também na bandeira do Distrito Federal. Nas laterais, a cevada, um dos principais ingredientes da cerveja. Já nos quadrantes estão a música, a cerveja, a gastronomia e a ciência cervejeira, esta representando a parte acadêmica sobre a bebida.
“Nossa intenção é promover aqui diversos cursos de harmonização, off-flavors, lúpulo, malte, entre outros”, revela Helius. “Também haverá espaço para lançamentos de livros, palestras e workshops”, conclui.
Beer cuisine
Os pratos servidos no Beer Club são um desafio saboroso para sommeliers proporem harmonizações. Confira algumas delícias do menu:
- Sticks de bacon com caramelo de cerveja e gergelim – lâminas de bacon assadas com caramelo de cerveja cobertas com gergelim.
- Trio Beer – figo assado com calda de aceto balsâmico e cerveja, morango em calda de fruit beer com chantilly e flor de sal, e manga grelhada com pesto de hortelã.
- Caldo Leffe com crispy de alho poró – caldo de feijão branco preparado com molho de tomate e cerveja Leffe, servido com crispy de alho poró frito e torradas de malte.
- Bolinho Petroleum – bolinho de baunilha com bacon doce e calda feita à base de cerveja Petroleum.