O segundo dia de Beer Week movimentou ainda mais o shopping CasaPark. O público continuou a degustar cervejas selecionadíssimas, a grande maioria on tap, de estilos e marcas variados.
Um dos destaques desta sexta foi o mais novo lançamento da Colombina, Braveza, uma Belgian Blond Ale com adição de jabuticaba. Quem trouxe a novidade foi o Camelo do Chopp, dos sócios Danilo Cavalcanti e Filipe Carvalho. “Neste evento estamos representando somente a Colombina, mas, no dia a dia, plugamos chopes de outras marcas, como Colorado e Bierland”, explica Filipe.
Já conhecida pelos cervejeiros da cidade, o Camelo do Chopp é uma beer bike. Segundo os sócios, o empreendimento, no início, continha duas torneiras plugadas. “Agora estreamos uma bike nova feita com material reciclável e com estrutura montada para oferecer três tipos de chope”, afirma Danilo.
No ano passado, quando o CasaPark recebeu a primeira edição do Casa Bier, Danilo e Filipe foram apenas curtir o evento. Já na segunda edição, que ocorreu este ano no Iate Clube, eles foram a trabalho, levando sua beer bike. O mesmo ocorre agora, no Beer Week. “É uma experiência muito boa, poder trazer nosso empreendimento pra cá”, frisa Filipe. “Na quinta, tivemos um público tão grande que, às 22h30, ainda tinha muita gente participando. Hoje (sexta) é o dia intergaláctico do happy hour”, brinca.
Palestra
Às 17h, o mestre-cervejeiro Jean Stevens, proprietário da JinBeer, e o empresário Josias Carlos Dias, da loja de insumos Point do Cervejeiro, comandaram um rápido beer talk sobre mercado, produção, insumos e matéria-prima cervejeira.
Ambos explicaram um pouco sobre os segredos da fabricação de uma cerveja artesanal de qualidade. “O cervejeiro caseiro procura, em geral, fazer sua bebida ‘puro malte’, com cereais malteados, sem adição de ingredientes como milho ou arroz”, diz Josias. “Às vezes, pode-se optar por acrescentar itens como aveia, por exemplo, mas numa quantidade mínima, apenas para dar corpo ou leveza à cerveja, dependendo do objetivo”, acrescenta Jean.
Para o proprietário da JinBeer, Brasília tem um grande potencial a ser explorado. “Precisamos valorizar esse mercado, que tem muito a crescer. O público cervejeiro daqui ainda é bastante restrito”, observa.
Jean, que é gaúcho, lembra que em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é possível encontrar até 15 cervejarias num único bairro. Já na capital da República, a JinBeer é, no momento, a única microcervejaria instalada no Distrito Federal com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Podemos e devemos difundir mais a cultura cervejeira no DF”, conclui.
Prestigiando o evento
O empresário Gil Guimarães, sócio de empreendimentos gastronômicos importantes na capital, como Baco Pizzaria, Parrilla Madrid, Godofredo e Oliver, esteve presente no Beer Week esta sexta-feira.
Segundo Gil, que já participou de festivais famosos, como o de Blumenau, eventos como o Beer Week ajudam a movimentar a cena cervejeira da cidade. “Comecei a gostar de cervejas artesanais em 2006 e cheguei a vender nos restaurantes rótulos como Chimay, Duvel e Eisenbahn”, afirma. “Depois, parei um pouco e, há cerca de quatro anos, voltei a apostar nesse mercado”.
Corina, Perro Libre, Micro X e Schornstein estão entre as marcas que podem ser encontradas em algumas das casas comandadas pelo empresário. “Temos também um rótulo próprio, Porco Loco, cujas receitas foram desenvolvidas pelo Bar Godofredo. A cervejaria Bierbaum, de Treze Tílias (SC), é responsável pela fabricação. Disponibilizamos os estilos IPA, Vienna Lager e Weissbier”, informa.
Alexandre Tostes, gerente de relações governamentais da Souza Cruz, também prestigiou o Beer Week. “Antigamente, gostava mais de vinho. Há uns 10 anos, descobri as cervejas especiais, experimentando Wäls e Colorado. Hoje, aprecio tanto o vinho quanto a cerveja”, diz. American IPA é o seu estilo favorito.
Workshops e palestras:
Dia | Horário |
Tema |
Palestrantes |
Local |
Sábado | 17h | A mulher no mercado cervejeiro | Andrea Sousa (mestre-cervejeira da Stadt Bier) | Auditório da Livraria Cultura |
Sábado |
18h30
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Introdução à harmonização
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Rodrigo Hosannah (House of Beer)
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Auditório da Livraria Cultura
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Programação musical:
Dia 12 – Projeto Trio com Fábio Cavanha da banda Salve e Renato Azambuja e Jorge Bittar, da banda Surf Sessions (a partir das 19h)
Dia 13 – Funk in Trio (a partir das 19h)