Catharina Sour: yes! Temos um estilo!
Em plena Copa do Mundo, nada melhor que ver o Brasil marcar gols também fora de campo. Neste caso, um golaço com direito a replay. Os protagonistas não são Neymar, Gabriel Jesus, Philippe Coutinho ou Firmino, mas um grupo de cervejeiros brasileiros que criou, em 2015, em Santa Catarina, um novo estilo, Catharina Sour.
Três anos depois e muitas divergências sobre se este seria realmente um estilo de cerveja, o Beer Judge Certification Program (BJCP) eliminou qualquer dúvida, e sem recorrer ao VAR. Catharina Sour é sim, um estilo, o primeiro do Brasil a integrar o BJCP.
A notícia circulou ontem em redes sociais e diversos veículos de comunicação, assim que o guia reconheceu a criação brasileira. Ganharam também status de estilo outros três tipos de cerveja: New England IPA, Burton Ale e New Zealand Pilsner. Todos eles podem, agora, integrar concursos como estilos oficiais.
A Tribuna da Cerveja já havia divulgado uma matéria sobre o tema em junho de 2017. O assunto também foi objeto de discussão no 1º Congresso Técnico de Sommeliers, ocorrido este ano em Pirenópolis (GO).
“É uma grande conquista emplacar um estilo no BJCP e uma grande responsabilidade. Faz cada vez mais a cerveja brasileira estar nos holofotes”, declara Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e um dos responsáveis pela criação da Catharina Sour.
Trata-se de uma ale de trigo refrescante, acidificada com lactobacilos, de baixíssimo amargor, presença marcante de frutas frescas no aroma e sabor, e teor alcoólico de 4% a 5,5%.
Recentemente, a Abracerva lançou o concurso Copa Cerveja Brasil, aberta a cervejarias sem ligação com multinacionais. Podem ser ciganas ou com fábricas próprias cuja produção seja abaixo dos 500 mil litros/mês. São permitidas no campeonato cervejas de qualquer estilo integrante do guia Brewers Association, mais o estilo Catharina Sour.
Painkiller é lançada em Brasília
A Painkiller, Double IPA da X Craft Beer que fez sucesso no último Piri Bier, está sendo lançada hoje oficialmente em Brasília.
Com 8% de álcool e 100 IBU, a breja leva lúpulo Simcoe processado com a tecnologia Cryo Hops.
Com drinkability altíssima, a cerveja apresenta um cítrico marcante tanto no aroma quanto no sabor, tornando o amargor mais sutil no paladar.
Agora, é só escolher onde degustar a novidade. A breja está plugada nos seguintes bares:
- Publican (409 Sul)
- London Street (214 Norte)
- Santuário (214 Norte)
- Bar Hops (409 Norte)
- Mestre-Cervejeiro.com
- BSBeer (CLSW 103 – Sudoeste)
- Empório Iracema (116 Norte)
- Goodfellas Cinebar (QNA 8 – Taguatinga Norte)
- Taverna Cervejas Especiais (Ed. Real Quality, Av. Araucárias – Águas Claras)
- Don Beer (Res. Rosely Gonçalves – Águas Claras)
- Empório Soares e Souza (212 Norte)
- O Carcará Hamburgueria (St. A Sul, casa 11 – Taguatinga)
- Beer Club (403 Sul)