O ano de 2018 mal começou e Brasília acaba de ganhar uma cervejaria supermoderna, que promete dar muito o que falar: a Hop Capital Beer, que inaugura oficialmente nesta sexta-feira.
O Tribuna da Cerveja já havia antecipado a novidade quando houve o lançamento do primeiro rótulo da marca em outubro do ano passado, West Coast IPA, feito ainda em formato cigano.
Inspirado nas cervejarias californianas, o novo empreendimento brasiliense não se resume a uma fábrica de cervejas: agrega em suas instalações um brew pub, um café e uma pequena loja de souvenirs.
Projeto em expansão
Foram investidos R$ 10 milhões no projeto. O local tem estrutura instalada para produzir 50 mil litros/mês, mas pode expandir para até 100 mil litros/mês.
“Temos espaço físico e equipamentos de brassagem suficientes para essa expansão; só precisamos adquirir mais tanques de fermentação”, informa Paulo César Borges, cervejeiro e sócio-proprietário da Hop Capital Beer.
Segundo ele, há a previsão de envase de alguns rótulos da casa em garrafas de 500ml. “Nossa máquina de envase chega em meados de abril”, antecipa.
Outro sócio é Gil Guimarães, figura conhecida em Brasília por ser proprietário de casas como Baco Pizzaria e Parrilla Madrid.
Além deles, os empresários Sérgio Luz e Guilherme Barros entraram como investidores no negócio.
Profissionais experientes
As receitas são de Paulo César, que aprendeu tudo sobre produção e comércio de cervejas no curso Professional Business in Craft Beer, realizado na Universidade de San Diego, na Califórnia.
Porém, quem coordena a fabricação dos rótulos é o mestre-cervejeiro Rodrigo Westphal, que traz no currículo passagens pela Eisenbahn, Opa Bier, Saint Bier, Wäls, entre outras grandes cervejarias.
“Optamos por alguém muito experiente na área, para que as cervejas saiam exatamente no perfil esperado, sem defeitos sensoriais”, explica Paulo. “Nossa intenção é também criar um banco de leveduras, para termos esses insumos sempre à mão e não tenhamos de depender de fatores externos ou mesmo mudar a receita por falta de um ou outro produto”, acrescenta.
Vários estilos
A Hop Capital Beer já dispõe de nove tipos de cerveja (veja quais são no quadro abaixo), mas, em breve, virão quatro novos rótulos: Trigo do Cerrado (Weissbier), BSB Red Ale, Califórnia Lager e Tropical Session (Session IPA).
Futuramente, a cervejaria deverá trazer algumas marcas convidadas do Distrito Federal para integrar o taplist.
Os chopes são servidos em copos de 285ml e 475ml. Há, ainda, as réguas de degustação ou flights, com quatro ou seis estilos.
Aqueles que quiserem levar a bebida para casa podem adquirir, no local, growlers de vidro (1,9 litro) ou pet (1 litro).
Outras alternativas de bebidas servidas na área do brew pub são o vinho Pétit Verdot 2013 e o espumante Natural Brut safra 2017 da Yoo Wines, de Caxias do Sul – ambos servidos on tap –, além de água, refrigerante e café espresso gourmet.
Rótulos da Hop Capital Beer
Gastronomia
No brew pub o público pode apreciar os chopes acompanhados de sanduíches e petiscos.
O cardápio foi todo elaborado por Gil Guimarães, que uniu receitas típicas alemãs a outras que fizeram sucesso em bares e restaurantes sob sua administração. “A ideia era de um cardápio enxuto, com opções para degustar com as cervejas”, explica Gil.
O bratwurst, tradicional salsicha alemã, é servido em pão artesanal. Outra versão é o currywurst, iguaria berlinense que utiliza a salsicha fatiada e temperada com ketchup e curry.
Outras delícias oferecidas na Hop Capital Beer são o pastel de queijo da canastra, o Hot Steak a palito (filé com pimenta tabasco e molho de tomate), Cheese Sandwich (sanduíche de filé com queijo e cebola preparados na chapa), Stout Croquetta (croquete preparado com cerveja Coronado Stout, da Hop Capital Beer) e cogumelos orgânicos grelhados.
Uma curiosidade sobre os cogumelos, é que eles são produzidos em Brasília pela Funghi & Cia, comandada por Fábio Gonçalves e Ganaa Dalaijargal, da Mongólia.
“Começamos como fornecedores da Baco Pizzaria e, devido ao sucesso do cogumelo Eryngii junto aos clientes, o Gil nos trouxe para a Hop Capital Beer”, informa Fábio. “É um tipo de cogumelo muito apreciado na Ásia. Eu e minha parceira decidimos, então, trazer para o mercado brasiliense”, conclui.
Novidades
Para trazer uma experiência gastronômica ainda mais interessante, outras iguarias podem ser agregadas ao cardápio da casa. Neste sábado, o chef Luiz Trigo, do Le Birosque, é o convidado da cervejaria e prepara a sua famosa porchetta.
As pizzas da Baco Pizzaria também devem ser servidas no fim de semana, para satisfazer o paladar dos cervejeiros.