Neste domingo acontece mais uma edição do Chefs nos Eixos, a última deste ano. O Casa Bier, que tem promovido diversos eventos cervejeiros em 2017 na capital, é uma das boas novidades e traz 15 torneiras de cervas locais para que os participantes possam harmonizar com sua comida predileta.
Entre as receitas que prometem ganhar o paladar do público nesta edição, merece destaque o poke, uma comida havaiana que ganhou o mundo. Além disso, são esperados alguns chefs estreantes no evento. Fernando Souza, do Dolce far Niente, por exemplo, irá servir pizza margherita e risoto negro de frutos do mar. Já o personal chef Walter Filippetti irá preparar paella caçadora (coelho, costela suína, páprica, açafrão, vagem, arroz, cebola, tomate, alho e salsa) e a tradicional valenciana.
A chef Paula Labaki, também estreante, virá de São Paulo para preparar sanduíche de copa lombo no pão ciabata com picles de pepino e creme de queijo, além de choripan com linguiça artesanal.
Delícias orientais
Para quem curte comida com pegada oriental, tem sashimi wine (sashimi de salmão maçaricado com raspas de limão siciliano ao molho de vinho) e filé ao tigre (filé marinado com especiarias e caldo de ostra, levemente selado, acompanhado de arroz com cogumelos selvagens crocantes), do chef Leonardo Bezerra, do Mayuu.
Já Yamazaki San, do Zaki Sushi Bar, prepara hot roll, temaki e sushi burger (arroz empanado recheado de salmão, cream cheese e cebolinha), servido também em versão vegana, com recheio de pasta de grão de bico, tomate seco e shimeji.
Opções veganas
Por falar em comida vegana, haverá uma área só para esta vertente gastronômica, sob o comando da chef Mara Alcamim. Entre as opções, moqueca de mentirinha, feita com tofu, algas, leite de coco e pimentão. Tem também Arroz de coco com grão de bico e cogumelos ao curry, além de coxinha de jaca e sobremesa. Na Praça Vegana terá ainda palestras, alimentação viva e natural e lounge para relaxamento.
A chef também estará atendendo com um quiosque do restaurante Universal Diner, onde serão servidos dois pratos: picadinho de filé com arroz à piemontesa e arroz de bacalhau com linguiça portuguesa.
Costelas, aves, fraldinha e pork ribs
Para os fãs de carnes, vai ter repeteco da costelada, que foi sucesso no último evento, quando o chef Tonico Lichtsztejn, do 400Quatrocentos, preparou mais de uma tonelada de costelas em pleno Eixão.
Desta vez, haverá também varal de aves comandado pela chef Fabiana Pinheiro e duas receitas especiais do chef Marcello Piucco: pork ribs e fraldinha grelhada com chimichurri de cranberry e batata baby rústica.
A fraldinha aparece, ainda, em um dos pratos do chef Marco Espinoza, do Taypá. A carne vem acompanhada com molho de pimentas peruanas e batatas salteadas com cebola e bacon.
Hambúrgueres
Presente em todas as edições do Chefs nos Eixos, o chef Gil Guimarães, do Parrilla Madrid, sempre cria algo novo para o evento. Desta vez, ele vai preparar o delicioso SmashOnion, um hambúrguer Black Angus preparado na hora com o método smash, cebola caramelizada na chapa, queijo Monterey Jack e aioli.
Outra iguaria é o Vegan Burger (burger de grão de bico, abobrinha, berinjela e tomate confitados, com molho de ervas, servido no pão ciabata integral).
Risotos
Quem gosta de risotos terá diversas opções. Vai ter risoto jambalaya, feito com tomate, camarões e linguiça flambados em Tenessee whiskey com um toque de pimenta caiena. A criação é do chef Flávio Leste, do Villa Tevere.
Ticiana Werner, por sua vez, aposta no risoto de filé mignon com gorgonzola e cítrico de camarão com muçarela de búfala. Por último, vale citar o risoto de iscas de filé com funghi secchi e também de linguiças frescas e pangrattato de bacon do chef Rafael Benevides, do Veloce.
Cozinha clássica
Para os apreciadores da cozinha clássica, o chef Paulo Mello, do Dona Lenha, vai preparar seu famoso filé à parmegiana com arroz cremoso de mostarda.
Quem também aposta no tradicional é o chef Rodrigo Martins, do restaurante Jardins, que irá servir caçarola de frutos do mar. A receita leva peixe, camarão, tentáculos de polvo e anéis de lula em molho à base de creme de leite fresco e açafrão espanhol. Para acompanhar, arroz branco e farofa artesanal.
Receitas especiais
Fernando La Rocque, do Carpe Diem, apresenta o bocado de filé mignon servido como nas brasseries francesas, com risoto de parmesão e batata sautée. São três opções de molho: bordelaise (cebola caramelizada com vinho tinto reduzido), roquefort (molho de queijo roquefort) ou mostarda lyonnaise (mostarda e laranja). Para fechar com chave de ouro, torta ópera de chocolate meio amargo e café, em cama de caramelo e flor de sal.
Ana Toscano, do Villa Borghese, vai servir arroz com camarões e purê de banana da terra e petit gateau de chocolate servido com sorvete de creme e farofa crocante de amêndoas.
Sergio Raffaelli vai relembrar um dos clássicos do saudoso Café Cassis, o Filé Raffaelli (penne burro e sálvia com filé ao molho roquefort). O chef também irá servir sanduíche de lombo de porco no pão francês e flor de maçã (base fina de massa, com uma camada de creme de confeiteiro e pétalas de maçã).
Brasileiro, com muito orgulho
Para quem curte a culinária tipicamente brasileira, vai ter camarão gigante empanado com tapioca e coco; pato no tucupi servido desfiado, acompanhado de arroz branco e torta de cupuaçu, tudo feito pela chef Márcia Latão.
O chef André Carvalho também preparou propostas bem brasileiras, como o Pernilzim (massa de coxinha recheada com pernil de porco desfiado empanado em farinha panko) e o Forrobodó (arroz cozido em caldo de costela bovina, costela bovina desfiada, linguiça calabresa, pimenta de cheiro do Cerrado e cheiro verde).
Da culinária árabe às sobremesas
No cardápio da chef Lídia Nasser, do Empório Árabe, vai ter quibe frito, charutos de repolho e de folha de uva recheados com carne, arroz e temperos, e também lascas de paleta cozida em baixa temperatura no próprio molho, servida com arroz sírio.
Fãs de doces, preparem-se! Vai ter bolo de churros, de leite Ninho com recheio de brigadeiro de leite Ninho e bolo molhado de chocolate belga da chef Marcella Pinho, do Ateliê Mãe & Filha.
O chef Rodrigo Melo, da Mr.Brownie, estará presente com cheesecake de doce de leite, trufa de chocolate servida com sorvete de creme, calda de frutas vermelhas e farofinha de castanhas e o delicioso brulé de cointreau com coulis de laranja.
E para refrescar, nada melhor que os sorvetes e paletas da Camila Amaral, da La Bamba Sorvetes Especiais. Alguns dos sabores mais cobiçados da marca estarão à venda no Chef dos Eixos, como o de chocolate suíço trufado, quatro leites com frutas vermelhas, Ninho com cookies e caramelo com biscoito amanteigado.
Entre os picolés, destaque para iogurte grego com frutas vermelhas, cacau com trufa branca, Charge, creme de banana com Nutella, Ouro Branco, Ninho trufado e Ovomaltine.
Diversas bebidas e atrações
Tudo isso com muita música boa, DJs e músicos de estilos variados em apresentações pocket simultâneas, espalhadas por toda a área do evento.
O local também vai contar com uma área dedicada as cervejas artesanais, sob o comando do Casa Bier. São 15 torneiras de chope de marcas como Colombina, Criolina, Cerrado Beer, Máfia Beer e outras.
Para embalar os cervejeiros, line-up de DJs Coletivo Índios: Rafael Ktuh, Miguel Marinho, Cristiano Oliveira e Gabriella Buzzi. Brincadeiras e sorteios serão realizados ao longo do dia.
Haverá, ainda, outro espaço dedicado a vinhos e espumantes, além de brinquedoteca para a criançada e uma área para pets.