No último sábado, o I Love Beer – Tap House, na Asa Norte, foi palco do lançamento oficial dos rótulos da Mills Brewery em Brasília. A marca, de Minas Gerais, chegou à capital federal pela distribuidora On Tap Cervejas Especiais.
O evento contou com a presença do mestre-cervejeiro João Pinheiro, da Mills, que fez uma brasagem demonstrativa de uma das cervejas da marca, a Irish Roots (Irish Red Ale). O mestre-cervejeiro Jean Stevens, da JinBeer Craft Brewery, também participou da produção.
A Casa OLEC, por sua vez, disponibilizou, para a brassagem, a cigarra elétrica. O equipamento, que tem sido o sonho de consumo de muitos cervejeiros caseiros, controla automaticamente a temperatura e promove a recirculação constante do mosto.
Novidades
João Pinheiro é homebrewer há cinco anos. Profissionalmente, teve passagem por cervejarias mineiras, como a Viela, de Samuel Viterbo, de Belo Horizonte. “Foi meu trabalho lá que proporcionou minha vinda para a Mills há três meses”, revela. “Costumo dizer que nós, cervejeiros, não fazemos cerveja. A gente só produz o mosto; a levedura se encarrega do resto”, brinca.
Hoje, além de mestre-cervejeiro, ele trabalha para a Hop Inc. Distribuidora, que tem em seu portfólio rótulos de cervejarias como CapaPreta, Koala San Brew e Ouropretana. “Também presto serviços para a Protótipo Bar, um brew pub criado há oito meses por dois homebrewers”, conta.
E vem novidades por aí. “Estamos desenvolvendo, na Mills, uma NEIPA”, revela. “Produzimos, ainda, uma Weissbier para um beer truck de Belo Horizonte. A ideia é que ambos os rótulos sejam colocados em linha brevemente”.
A cervejaria
A Mills Brewery é resultado do sonho de dois cervejeiros caseiros: Alexandre Pimenta e José Monteiro Jr. Ambos aproveitaram o boom das cervejas artesanais para sair das panelas e montar sua microcervejaria. Assim, fizeram do hobby um negócio promissor, surgido há apenas seis meses.
Atualmente, a Mills produz três rótulos: Bruges (Belgian Blond Ale), Irish Roots (Irish Red Ale) e Dove (India Pale Ale).