Um rótulo inédito terá lançamento simultâneo em diversos bares do Distrito Federal nesta sexta. Trata-se da West Coast, da mais nova marca cervejeira do quadradinho, a Hop Capital Beer.
A novidade, uma American IPA com cerca de 80 IBU, foi produzida no formato cigano, nas instalações da cervejaria SUD, em Bento Gonçalves (RS). A receita leva os lúpulos Simcoe, Mosaic e Citra, trazendo características evidentes das cervejas do litoral oeste dos Estados Unidos. São marcantes as notas de maracujá, tanto no aroma quanto no sabor.
O público poderá degustar a breja hoje, a partir das 18h, no Parrilla Burger, Grote Bier, Godofredo, 400quatrocentos, Santuário, Corina Cervejas Artesanais, BarHops, Publican, Universal Diner, Chicago Prime, BSBeer, restaurante Oliver, Baco Pizzaria e Mercadinho Lobão.
Nova cervejaria
Os empresários Gil Guimarães e Paulo César Borges – o mestre-cervejeiro –, responsáveis pela marca, não pretendem ficar na “vida cigana” por muito tempo. Isto por que está prevista a inauguração da cervejaria Hop Capital já para a segunda quinzena de janeiro de 2018.
Sim! Brasília terá mais uma microcervejaria artesanal para chamar de sua. O empreendimento, que tem também como investidores os empresários Guilherme Barros e Sérgio Luz, está sendo construído no Trecho 17 do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e deverá ocupar, já contando a parte externa, uma área equivalente a 1.500 m2.
E o melhor: o local não se resumirá à fábrica, pois abrigará também um pequeno brew pub, algo que a capital federal não tinha desde o antigo Stadt Bier, posteriormente desativado.
Inspiração californiana
O conceito do empreendimento é todo inspirado em cervejarias californianas. “West Coast, nome de nossa primeira cerveja, tem um significado emblemático: é a costa oeste dos Estados Unidos, região de San Diego, Califórnia”, explica Gil Guimarães.
Foi lá, mais especificamente na Universidade de San Diego, que o mestre-cervejeiro Paulo César Borges ficou imerso, durante 1 ano e meio, no estudo da produção e comércio da cerveja. “Fiz o curso Professional Business in Craft Beer. Eu vivia cerveja 24 horas por dia, estudando o assunto, bebendo ou fazendo”, relembra.
A cada dois meses Paulo viaja aos Estados Unidos para trazer novidades. “O foco principal é a fábrica; portanto, não queremos fazer do brew pub uma ‘balada’, mas um lugar mais intimista, voltado a quem curte cerveja artesanal. Nossa intenção é, também, incentivar o lado cultural da cidade, fazendo pequenos eventos”, revela.
O cervejeiro montou em sua casa, no Park Way, um laboratório onde testa as receitas que vão ser implementadas na cervejaria. Os equipamentos foram obtidos em San Diego.
Vários estilos
Assim que for inaugurada, a Hop Capital Beer já terá capacidade para 50 mil litros/mês, podendo expandir para 100 mil litros/mês. Contudo, a produção inicial será mais modesta. “Vamos começar com uns 12 mil litros”, afirma Gil Guimarães.
Entre os estilos a serem fabricados na nova cervejaria, estão, é claro, a American IPA e, ainda, algumas variantes, como Double IPA, Session IPA e New England. Também estão previstos outros estilos, como Stout, Dark Lager e German Pilsner. “Não vamos abrir mão de uma cerveja de alto nível”, declara Paulo César.