Sabe aquele projeto guardado na gaveta, que você sonha em materializá-lo, mas não sabe como? Bom, se o seu negócio é cerveja, a Corina pode ajudar a dar o “pontapé” inicial. Aí, é só arregaçar as mangas e ir em frente. Foi com essa proposta simples e muito bem bolada, que gente boa – no caso, a Cerrado Beer – “pôs o pé na profissão”.
Na última sexta, foi lançado, no Curral da Corina, o primeiro rótulo do projeto Pontapé, uma Hop Brown Ale. A receita é de um cervejeiro caseiro, André Braga, da Cerrado Beer, que já tem um currículo respeitável. Ele conquistou a medalha de prata na terceira edição do Concurso da Casa OLEC, em Belo Horizonte. Além disso, foi vencedor da Best of Show do 2º Concurso de Cerveja Artesanal da Acerva Candanga, justamente com a Hop Brown Ale. Para coroar o momento, levou medalha de ouro na categoria Vienna Lager.
Fomento à produção local
Agora, a Hop Brown Ale finalmente saiu das panelas para conquistar o consumidor do Distrito Federal. Foi produzido um lote limitado de mil litros na cervejaria JinBeer, em Vicente Pires, que estão sendo distribuídos em diversos pontos de venda.
Para André, a iniciativa da Corina é muito bem-vinda. “É uma forma de fomentar a cena cervejeira local e dar um incentivo para os produtores caseiros desbravarem o mercado”, afirma.
Paulo Roberto, também da Cerrado Beer, acrescenta: “Existe muita gente fazendo cervejas brilhantes, mas não sabe como superar os entraves para entrar no mercado. Esse projeto é uma ótima oportunidade”.
Parceria
Heitor Heffner, diretor financeiro da Corina, diz que o projeto Pontapé foi pensado ainda em março de 2016 e desenvolvido ao longo dos meses, até chegar ao formato atual. “Nós, da Corina, penamos muito para lançar nossa primeira cerveja. E sabemos que tem muita gente boa que quer entrar no mercado”, destaca.
Ele compara a iniciativa, que fomenta a parceria entre cervejeiros, a um modelo já consolidado na capital paranaense. “Lá as cervejarias são parceiras e essa mesma tendência está vingando aqui”, pontua.
Cerrado Beer
A marca Cerrado Beer foi uma criação do cervejeiro Denilson Postai. Ele e mais 21 pessoas, colegas de trabalho no Banco do Brasil, fundaram a confraria Decadentes Beer Club. “Desse grupo, apenas cinco quiseram encarar o ‘calvário’ de investir num negócio próprio: eu, o André, o Paulo Roberto, o Osmar Akaboci e o Renato Felipe”, conta Denilson.
No início, a confraria não tinha grandes pretensões. “Começamos a brincar de fazer cerveja no grupo e aí, quando passamos a ser reconhecidos em concursos, pensamos em levar isso para o lado comercial”, relata.
Vem novidade por aí
Após o sucesso do Pontapé, a Cerrado Beer anuncia, agora, novos projetos. “Queremos lançar mais dois rótulos até abril”, revela Denilson. O primeiro é a cerveja de estilo Vienna Lager, que está terminando sua maturação. O envase deve ocorrer ainda durante o Carnaval.
Depois, é a vez da Session Coffee, que foi premiada na Casa OLEC de Belo Horizonte. Nesta produção, serão adicionados grãos de café 100% Arábica, fornecidos pelo barista e empresário Antonello Monardo.
Inscreva suas cervejas
Heitor Heffner anuncia que já foi selecionada a segunda cerveja do projeto Pontapé. “Mas não vamos divulgar, por enquanto”, despista. Segundo ele, a ideia é que haja quatro edições por ano, uma a cada três meses, em média.
Se você é cervejeiro caseiro e sonha em ver sua receita produzida e engarrafada numa cervejaria, vale a pena acessar o site www.corinacervejas.com.br. Ali você encontra o edital com todo o regulamento e formulário de inscrição. É permitido, inclusive, se inscrever com mais de uma cerveja.