Deco Bier, Capital Pilsen, Caliandra e, agora, a Fiapo. Provavelmente nunca se lançou tantos rótulos na região em tão pouco tempo. São produções locais, o que mostra um setor em franca ascensão. As mais novas cervejas do Distrito Federal trazem também um dado interessante: apesar do reinado das IPAs entre os cervejeiros, os quatro rótulos citados são de quatro estilos distintos. Sinal de amadurecimento e de que a inventividade e ousadia permanece no cerne dos criadores dessas belas iguarias lupuladas.
O Tribuna da Cerveja já registrou o lançamento do primeiro rótulo da Deco Bier, uma American Pale Ale. Na semana passada, a Stadt Cervejaria, pioneira no DF em cervejas artesanais, lançou a Capital Pilsen, que agora substitui a Stadt Kristall.
Capital Pilsen
O novo rótulo significa um divisor de águas para a Stadt. Afinal, foi produzida na nova fábrica, em Luziânia (GO). A receita, desenvolvida por Rodrigo Westphal, que foi mestre-cervejeiro da Eisenbahn, traz um aperfeiçoamento nítido, em relação à versão anterior.
“É uma cerveja mais autêntica, cumprindo aquilo que esperamos de uma Pilsen”, frisa a beer sommelière Andrea Sousa, revendedora da Stadt. “Trata-se de uma bebida refrescante, adaptada ao nosso clima. É leve, mas não quer dizer que seja aguada ou sem sabor. Pelo contrário, tem características condizentes com uma German Pilsner, com presença nítida do malte, amargor evidente, notas florais e final seco”.
Marc Cunha, sócio-proprietário da Stadt, informa que, até o final do semestre, a Capital Pilsen – assim como outros rótulos da marca que terão também suas receitas reformuladas – será envasada. “Em breve, estará disponível nos principais pontos de venda do DF a preço acessível, em garrafas de 600 ml e 355 ml”, revela. Por enquanto, a breja pode ser degustada on tap nos melhores bares.
Caliandra
Também foi na semana passada que a Cerrado Beer lançou sua segunda cerveja, a Caliandra, uma Vienna Lager. O lançamento foi marcado por uma festa na Cervejaria Criolina, no Setor de Oficinas Sul, com direito a petiscos do bar 400quatrocentos e show com a banda Social Samba Rock.
Denilson Postai, um dos cervejeiros da Cerrado Beer, comemora a boa receptividade do novo rótulo, cuja receita levou a medalha de ouro no 2º Concurso de Cerveja Artesanal da Acerva Candanga. “Tivemos cerca de 300 pessoas prestigiando o evento e o feedback de nossa cerveja foi excelente”, declara.
Segundo ele, a produção da Caliandra ainda é limitada a cerca de 1.000 litros por mês, mas o objetivo é ampliar esse volume, para alcançar um público consumidor ainda maior.
Já o outro rótulo da Cerrado, de estilo Hop Brown Ale, foi lançado durante o projeto Pontapé, que visa inserir novos cervejeiros no mercado. A intenção é também ampliar a produção que, por enquanto, é de 500 litros por mês. Além disso, a cerveja, agora desvinculada do projeto, será batizada com o seu nome definitivo: Tamanduá-Bandeira.
“Agora, estamos empolgados com a nossa estreia no Piri Bier”, comenta Denilson. “Teremos duas torneiras com nossas cervejas, duas da Criolina e mais duas de outra cervejaria”. A quinta edição do Piri Bier acontece de 20 a 23 de abril, em Pirenópolis (GO).
Fiapo
A nova receita da Corina Cervejas Artesanais já está dando o que falar. A Fiapo é uma India Pale Ale que combina maltes Pilsen e Vienna, aveia, quatro variedades de lúpulo (Ella, Equinox, Citra e Mosaic) e polpa de manga. O resultado é uma explosão de aromas que remetem a frutas cítricas e tropicais, como maracujá, melão, limão, abacaxi e, é claro, a manga.
O lançamento do novo rótulo está marcado para hoje, em 15 bares e restaurantes da Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Guará, Taguatinga e Águas Claras. “Cada local terá a liberdade de montar a sua própria ação promocional, seja harmonizando com um prato ou em um combo com petisco, mas é certo que o preço será promocional para o lançamento”, diz Heitor Heffner, sócio da Corina.
A Fábrika da Cerveja, em Águas Claras, por exemplo, sugere o salsichão alemão com mostarda escura e batata rústica com páprica picante, para harmonizar com a Fiapo.
Na Beer Selection a opção é a linguiça de cordeiro; na Parada 21, moela com torradas à moda da casa. Já o English Burger, da Páprica Burger, também fica perfeito com a nova IPA da Corina. O I Love Beer – Tap House, por sua vez, coloca fogo no paladar com a Pimenta Foo Fighter, uma porção de pimentas recheadas.
Confira, no box abaixo, a relação de todos os bares com a ação promocional. Além do preço mais baixo, cada espaço receberá um kit de cervejas da Corina para sortear entre a sua clientela.
SERVIÇO
Lançamento da Cerveja Fiapo na quinta, dia 6 de abril
Bares participantes:
ASA NORTE
I Love Beer – Tap House
CLN 210, bloco B, loja 53
Santuário
CLN 214, bloco C, loja 27
Empório Soares e Souza
CLN 212, bloco B, loja 3
Bar 400quatrocentos
CLN 410, bloco E, loja 8
Páprica Burger
SHCN 204 – Eixinho Norte
ASA SUL
Empório Soares e Souza
CLS 403, bloco D, loja 28
Parada 21
CLS 208, bloco B, loja 38
Beer Selection
SHS quadra 6, conjunto A, bloco D, loja 12
TAGUATINGA
O Carcará Hamburgueria
QSA 11, casa 10
Líquido & Cia
QNL 12, lote 15
LAGO NORTE
A Tal da Bebida
SHIN CA 10, loja 11
ÁGUAS CLARAS
Fábrika da Cerveja
Rua das Paineiras, Shopping One, loja 27
Taverna Cervejas Especiais
Avenida Araucárias, lote 1325, loja 18 – Edifício Real Quality
The Drink Shop
Rua 12 Norte, lote 3, loja 5
GUARÁ
Cervejaria Criolina
SOF Sul quadra 1, conjunto B, lote 6